Sergipe

Projeto Déda

Tirzah Braga

Em Sergipe, a corrida eleitoral para 2014 começou ainda em 2012, quando o bloco que dava sustentação ao governo de Marcelo Déda (PT) rompeu. Um dos líderes da base governista, o senador Eduardo Amorim (PSC) levou toda bancada de partidos que ele controla juntamente com seu irmão, o empresário Edivan Amorim (PTB), para a oposição. A aliança PT-PSC havia sido firmada para as eleições de 2010 e tinha como objetivo derrotar o ex-governador e candidato João Alves Filho (DEM). A base governista conseguiu reeleger Marcelo Déda, mas desfez a união dois anos depois, quando a administração estadual passou a ter minoria.

Atualmente licenciado para tratar de um câncer no intestino, Déda aposta na aliança com PMDB/PSB, juntamente com PCdoB e PSD, para dar continuidade à gestão atual e levar o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) à titularidade do poder executivo estadual a partir de 2015.

Como principais oponentes, Jackson e Déda têm o ex-aliado e senador Eduardo Amorim (PSC) e o atual prefeito da capital Aracaju, João Alves Filho (DEM). Em primeiro nas pesquisas, João Alves conquistou a Prefeitura ainda no primeiro turno em 2012. Mesmo sem ter um desempenho impactante nos primeiros meses de gestão como prefeito, aparece liderando as pesquisas de intenção de votos feitas no Estado.

RAIO-X - Sergipe

Número de eleitores: 1.406.689
Governador atual: Marcelo Déda (PT)
Deputados federais: 8
Deputados estaduais: 24

Possíveis candidatos

Jackson Barreto (PMDB) - Ex-prefeito e ex-vereador de Aracaju (capital), ex-deputado Federal e atual vice-governador do Estado, Jackson Barreto é o nome apoiado pelo atual governador Marcelo Déda Chagas (PT) e leva a bancada de situação com apoio para uma possível eleição em 2014.

João Alves Filho (DEM) - Atual prefeito de Aracaju, João Alves governou Sergipe por três mandatos, sendo o mais recente 2003/2006. Em 2006, perdeu a chance de se reeleger para o então deputado Federal, Marcelo Déda, que o derrotou após disputa acirrada.

Eduardo Amorim (PSC) - Ex-aliado de Marcelo Déda e de João Alves Filho, o senador Eduardo Amorim tem seu nome como candidato ao Governo do Estado desde o racha com o atual governador Marcelo Déda. Amorim é médico e ocupa pela primeira vez um cargo no legislativo.