Paraná

PT x PSDB: um novo round

Roger Pereira

A eleição de 2014 no Paraná tem tudo para repetir os recentes embates entre PT e PSDB. Terminando seu primeiro mandato, o governador Beto Richa (PSDB) aposta na alta popularidade, principalmente no interior do Estado, para conseguir a reeleição. Para isso, no entanto, enfrentará uma adversária duríssima: a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Senadora mais votada nas eleições de 2010, Gleisi surge ainda mais competitiva com a vitrine que teve nos últimos anos ocupando um dos principais cargos do governo Dilma.

A virada de Gustavo Fruet (PDT), apoiado pelo PT, sobre o candidato de Richa, ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), na eleição para a prefeitura de Curitiba, no ano passado, é outro fator de equilíbrio da disputa. A grande vantagem de Richa pode estar nas alianças. Hoje, ele governa com ampla maioria na Assembleia Legislativa, tendo apenas o PT como oposição.

Em 2010, foi eleito com o apoio de 14 partidos e a coligação de 2014 pode ser ainda maior. O PMDB pode ser o fiel da balança. Aliado do PT na esfera federal, o partido, apesar de ter formado chapa com Osmar Dias (PDT) em 2010, aderiu à bancada de Richa. A derrota do senador Roberto Requião na convenção estadual da legenda, no final de 2012, diminuiu as possibilidades de candidatura própria do PMDB, deixando aberta a aliança com Richa já no primeiro turno.

RAIO-X - Paraná

Número de eleitores: 7.727.727
Governador atual: Beto Richa (PSDB), que tentará reeleição
Deputados federais: 30
Deputados estaduais: 54

Possíveis candidatos

Beto Richa (PSDB) - Cumprindo seu primeiro mandato, é candidato natural à reeleição ao governo. Engenheiro civil, já foi prefeito de Curitiba e deputado estadual.

Gleisi Hoffmann (PT) - Ministra da Casa Civil, deve deixar o governo federal no fim deste ano para disputar o governo do Paraná, Estado nunca administrado pelo PT. Foi a senadora mais votada do Paraná em 2010.

Joel Malucelli (PSD) - Banqueiro, empreiteiro, proprietário de rádio e TV, um dos mais bem sucedidos empresários do Paraná quer ser o primeiro candidato do PSD ao governo do Estado.

Osmar Dias (PDT) - Agrônomo, o ex-senador foi segundo colocado nas duas últimas eleições. Se Gleisi não disputar o governo, deverá ser o candidato da oposição.

Ratinho Júnior (PSC) - Deputado federal mais votado do Paraná e segundo colocado nas eleições para prefeito de Curitiba, pretende se candidatar ao governo. Atualmente ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do governo do Estado.

Roberto Requião (PMDB) - Ex-governador, ex-prefeito de Curitiba, o senador pretende lançar seu nome na convenção estadual do partido, mas, em minoria dentro da legenda, pode não conseguir viabilizar sua candidatura.