Amapá

Capiberibe contra quatro

Atual governador do Amapá e pré-candidato à reeleição, Camilo Capiberibe (PSB) deve enfrentar ao menos quatro concorrentes ao Palácio do Setentrião: Waldez Góes (PDT), Gilvam Borges (PMDB), Jorge Amanajás (PPS). Góes – duas vezes governador –, Borges e Amanajás devem se unir em um possível segundo turno para tentar derrotar o atual governador.

O fator que poderá virar esse tabuleiro é a entrada do senador Randolfe Rodrigues (Psol). Em 2012, o partido ganhou uma eleição majoritária pela primeira vez e foi justamente na capital, Macapá. Clécio Luis acabou derrotando o candidato que tentava a reeleição, Roberto Góes (PDT). A candidatura de Clécio teve apoio de Randolfe, que foi o seu principal cabo eleitoral.

RAIO-X - Amapá

Número de eleitores: 448.018
Governador atual: Camilo Capiberibe (PSB)
Deputados federais: 9
Deputados estaduais: 24

Possíveis candidatos

Camilo Capiberibe (PSB) - Nasceu em Santiago do Chile em virtude do exílio político dos pais, é bacharel em Direito pela PUC-Campinas e elegeu-se deputado estadual no Amapá em 2006, chegando ao governo do Estado em 2010. Ele deve concorrer à reeleição.

Gilvam Borges (PMDB) Aliado de José Sarney (PMDB-AP), foi eleito senador em 1994 e 2004. Em 2011, após impugnação da candidatura de seu adversário João Capiberibe pela Lei da Ficha Limpa, tomou posse para novo mandato no Senado. Borges teve de deixar o cargo em novembro de 2011 após a Justiça determinar que a lei não tinha validade naquela eleição.

Jorge Amanajás (PPS) - Deixou o PSDB e ingressou no PPS no final de 2012 se dizendo magoado com a direção nacional tucana, que teria usado o partido no Amapá como moeda de troca para viabilizar candidaturas a prefeito em outras capitais. Sem espaço no PSDB, resolveu ir para o PPS para tentar uma candidatura própria.

Randolfe Rodrigues (Psol) - Deputado estadual por dois mandatos, deixou o PT em 2005, após o escândalo do mensalão. Concorreu a vice-prefeito de Macapá em 2008, mas perdeu. Dois anos depois elegeu-se senador mais jovem do País.

Waldez Góes (PDT) - Duas vezes governador do Amapá (2002 a 2010), Góes também foi deputado estadual e perdeu a eleição para senador em 2010 para Randolfe Rodrigues (Psol). Em setembro daquele ano, foi preso, junto com outras 17 pessoas, durante a Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, suspeito desviar recursos da Educação. Foi solto e está apto a concorrer.