Distrito Federal

Velhas raposas

Gustavo Gantois

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), chega a um ano das eleições com rejeição de 77%, segundo pesquisa Ibope divulgada no fim de setembro. Como se não bastasse a baixa popularidade e uma base parlamentar fragilizada após o desembarque do PSB, do PDT, do PR e do PPS do governo, Agnelo ainda terá de disputar o Palácio do Buriti com velhas raposas da política local.

O ex-governador José Roberto Arruda, que chegou a ficar 60 dias preso, perdeu o cargo e foi condenado a cinco anos de prisão, em primeira instância, poderá vir a ser o maior adversário de Agnelo.

Outra velha raposa da política local que promete entrar na disputa é o ex-governador Joaquim Roriz. Pendurado pela Ficha Limpa e rejeitado pelo DEM, Roriz foi procurar guarida no PRTB. Levou com ele sua filha, a deputada distrital Liliane Roriz. Se o pai não for candidato ao GDF, Liliane deve assumir o papel que na última eleição coube à mãe, Weslian Roriz.

Ao lado do vice-governador Tadeu Filipelli, do PMDB, Agnelo ainda terá pela frente o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), que pretende ganhar apoio do PDT para tirar do páreo o deputado federal Reguffe, proporcionalmente o mais votado do País, ou o senador Cristovam Buarque. Também deputado federal, Luiz Pitiman saiu da base do governo e migrou para o PSDB para disputar o governo.

RAIO-X - Distrito Federal

Número de eleitores: 1.847.896
Governador atual: Agnelo Queiroz (PT)
Deputados federais: 8
Deputados estaduais: 24

Possíveis candidatos

Agnelo Queiroz (PT) - Atual governador, possui rejeição de 77%. Vai repetir a dobradinha com o PMDB, mas perdeu aliados importantes que trariam mais tempo de TV e rádio.

José Roberto Arruda (PR) Líder nas pesquisas de intenção de voto para o governo, Arruda foi condenado a cinco anos de prisão, em razão da dispensa de licitação na reforma do estádio Nilson Nelson, mas poderá recorrer em liberdade. Se filiou ao PR um dia antes do prazo final das filiações.

Joaquim Roriz (PRTB) - Quatro vezes governador, Roriz é dono de um estoque considerável de votos no DF. Em 2007, ele renunciou ao mandato de senador para escapar da cassação, o que se enquadra nos critérios de inegibilidade da Ficha Limpa.

Rodrigo Rollemberg (PSB) - Eleito em 2010 na chapa de Agnelo, o senador abandonou o barco petista e partiu para o confronto direto. Tem negociado o apoio do PDT, que também saiu do governo e ainda não decidiu se lançará candidatura própria.

Luiz Pitiman (PSDB) - Ex-PMDB, o deputado ganhou o aval do presidenciável Aécio Neves para ser a estrela do tucanato local. As conversas para um apoio do PSD, de Gilberto Kassab, estão avançadas.

Eliana Pedrosa (PPS) - Ex-secretária no governo Arruda, a deputada saiu do DEM, foi para o PSD e agora ganhou do PPS a oportunidade de concorrer ao Buriti. Em seu terceiro mandato na Câmara Legislativa, faz oposição ferrenha ao governo Agnelo.

Toninho (PSOL) - Terceiro lugar nas eleições de 2010, Toninho faz sucesso entre os eleitores mais jovens por propagandear que nunca teve seu nome envolvido em denúncias de corrupção.