Mato Grosso do Sul

Eleição em três vias

Lúcia Morel

Três são os principais candidatos para o governo de Mato Grosso do Sul em 2014: Delcídio Amaral (PT), Nelson Trad Filho (PMDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB). O petista já tentou ser governador do Estado em 2006, quando perdeu a disputa para o atual chefe do Executivo estadual, André Puccinelli (PMDB). Atualmente, é senador pelo Estado.

Nelson Trad foi prefeito da capital do Estado, Campo Grande, por oito anos, entre 2005 e 2012. Seu nome já foi oficializado pelos peemedebistas para a disputa do ano que vem. O partido, no entanto, tenta uma aliança com o PT, na tentativa de unir os dois candidatos mais fortes numa mesma chapa. A intenção, no entanto, não é vista com bons olhos pelos petistas.

Já Azambuja, que é deputado federal por Mato Grosso do Sul, tem uma forte atuação junto aos produtores rurais e disputou as eleições do ano passado para a prefeitura de Campo Grande. Por pouco ele não consegue número de votos suficientes para levá-lo ao segundo turno com o atual prefeito, Alcides Bernal (PP).

RAIO-X - Mato Grosso do Sul

Número de eleitores: 1.772.854
Governador atual: André Puccinelli (PMDB)
Deputados federais: 9
Deputados estaduais: 24

Possíveis candidatos

Delcídio Amaral (PT) - Engenheiro eletricista, foi ministro de Minas e Energia em 1994. Fez parte da diretoria da Petrobras entre 2000 e 2001. Em 2002 foi eleito senador.

Nelson Trad Filho (PMDB) - Médico urologista, foi eleito vereador por Campo Grande em 1992 e reeleito em 2000. Dois anos depois se elegeu deputado estadual e em 2004 foi candidato à prefeitura da capital. Ele venceu a disputa em primeiro turno. Foi reeleito em 2008.

Reinaldo Azambuja Silva (PSDB) - Agropecuarista, começou a carreira política em 1996, quando se elegeu prefeito de Maracaju (MS), tendo sido reeleito quatro anos depois. Foi deputado estadual e chegou à Câmara dos Deputados em 2010. Disputou a prefeitura de Campo Grande em 2012, mas acabou em terceiro lugar.