Acre

PT testa longevidade

Fábio Pontes

As eleições 2014 no Acre tendem a ser uma das mais acirradas dos últimos 20 anos. Em teste estará a capacidade do PT de se superar e assegurar o quinto mandato à frente do governo. Do outro lado, a oposição busca de uma candidatura única para tentar derrubar a supremacia petista.

A unidade oposicionista é vista como a principal estratégia para se evitar duas décadas de PT no governo acreano, revezado entre os irmãos Jorge e Tião Viana. O problema é a disposição das principais lideranças oposicionistas cederem em torno do consenso. O governador Tião Viana tenta evitar dissidências em sua base. Terá como o grande desafio barrar um racha na briga pelo Senado, onde o fiel aliado PCdoB almeja que o PT abra mão da vaga.

Outro problema a ser encarado pelo governador é superar a votação recebida em 2010, quando por muito pouco não perdeu para Tião Bocalom (então no PSDB). Viana obteve 50,51% dos votos contra 49,18% do ex-tucano. Bocalom hoje está no Democratas e perdeu a eleição para a prefeitura de Rio Branco, quando as pesquisas o apontavam com 60% das intenções de voto. Outros nomes na oposição são do deputado federal Márcio Bittar (PSDB), do senador Sérgio Petecão (PSD) e do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB).

RAIO-X - Acre

Número de eleitores: 389.406 mil
Governador atual: Tião Viana (PT) - candidato à reeleição
Deputados federais: 8
Deputados estaduais: 24

Possíveis candidatos

Henrique Afonso (PV) - Em seu terceiro mandato de deputado federal foi expulso do PT por ser contra o casamento gay e a descriminalização do aborto. É um dos principais aliados de Marco

Feliciano (PSC-SP) na Câmara.

Márcio Bittar (PSDB) - Primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, disputará pela segunda vez o governo. Em 2006, perdeu para Binho Marques, concorrendo pelo PPS. Já foi vereador de Rio Branco e deputado estadual.

Sérgio Petecão (PSD) - Eleito senador em 2010, é acreano de Rio Branco e concorre pela primeira vez a governador. Foi deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa por oito anos. Em 2006 elegeu-se deputado federal, vindo depois a romper com a Frente Popular, aliança de partidos do governo.

Tião Bocalom (DEM) - Tião Bocalom perdeu a prefeitura de Rio Branco no segundo turno em 2012, quando liderava todas as pesquisas. Vai para sua quinta disputa majoritária em seu novo partido, o Democratas, após desentendimentos no PSDB.

Tião Viana (PT) - Atual governador, foi senador entre 1999 e 2010. Médico infectologista, é irmão do ex-governador Jorge Viana (1999-2006), que atualmente é senador. Tião é autor do projeto que reduziu a diferença horária do Acre de duas para uma hora em relação a Brasília.

Vagner Sales (PMDB) - Prefeito de Cruzeiro do Sul – segunda maior cidade do Estado – o peemedebista deverá ser candidato pelo PMDB. Reeleito em 2012, teve seu mandato cassado pelo STF por crime de peculato quando era deputado estadual nos anos 1990.