Piauí

Renúncias e alianças estremecidas

Yala Sena

A renúncia ou a permanência no cargo do governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), irá definir o cenário das eleições de 2014. Por enquanto, a decisão do governador é uma incógnita. A única certeza é a relação estremecida com o PT. Se ficar no cargo, Wilson quer fortalecer o palanque estadual para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato a Presidência da República.

Se renunciar ao mandato, Wilson disputará uma vaga ao Senado. O vice-governador, Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB), assumiria o governo e tentaria a reeleição. A possibilidade de uma dobradinha Souza Filho e Wilson já é admitida pelos dois políticos.

O tucano Sílvio Mendes, ex-prefeito de Teresina, é cotado como opção de aliança com o PMDB. Caso não viabilize a coligação, Mendes poderá ser candidato do PSDB ao governo para criar um palanque ao presidenciável Aécio Neves.

Liderando as pesquisas, o senador Wellington Dias (PT) tende a ser o candidato das oposições. Ele foi duas vezes governador do Piauí (2003/2010). Em 2010, o senador petista foi aliado do governador Wilson Martins, que era seu vice-governador em 2008.

Para 2014, a tendência é o PT e o PSB estarem em lados opostos. Wellington busca viabilizar aliança com o PTB e com o senador Ciro Nogueira, atual presidente do PP.

RAIO-X - Piauí

Número de eleitores: 2.267.374
Governador atual: Wilson Nunes Martins (PSB)
Deputados federais: 10
Deputados estaduais: 30

Possíveis candidatos

Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB) - Empresário foi prefeito de Parnaíba, no litoral piauiense. É ex-deputado estadual e sobrinho do ex-senador Mão Santa (PSC). Atual vice-governador, preside também a Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi).

Sílvio Mendes (PSDB) - Médico ortopedista, Sílvio Mendes foi prefeito de Teresina por dois mandatos ( 2005 – 2010). Em 2010 renunciou o mandato de prefeito para disputar o governo do Estado. Foi derrotado no segundo turno pelo então governador Wilson Martins (PSB).

Wellington Dias (PT) - Bancário, radialista e líder sindical, Wellington Dias entrou para a história como primeiro deputado federal eleito pelo PT no Piauí e logo depois governador por dois mandatos (2003- 2010). foi vereador, deputado estadual e federal. Atualmente, é senador.