Pará

Os Barbalho entram em cena

Fernando Diniz

A eleição para governador do Pará deverá ter pela primeira vez a participação de Helder Barbalho, filho do senador Jader Barbalho. O PMDB da família Barbalho rompeu com o atual governador Simão Jatene (PSDB) e lançará candidato próprio. Em 2010, a sigla ficou em terceiro lugar – e fora do segundo turno - com o candidato Domingos Juvenil.

Com 35 anos em 2014, idade mínima para concorrer a governador, Barbalho deve receber o apoio do PT para concorrer contra Simão Jatene. Como presidente da Federação dos Municípios do Pará, o peemedebista tem circulado por diferentes cidades do Estado.

Mas o apoio do PT ao PMDB no Pará não é unanimidade. Alguns petistas tem defendido a candidatura própria, entre os quais o deputado Claudio Puty, que colocou seu nome à disposição do partido.

RAIO-X - Pará

Número de eleitores: 5.100.797
Governador atual: Simão Jatene (PSDB)
Deputados federais: 17
Deputados estaduais: 41

Possíveis candidatos

Claudio Puty (PT) - O deputado federal encabeça a ala petista contrária ao apoio do partido a Helder Barbalho. Ele colocou seu nome à disposição para uma eventual candidatura própria. A situação de Puty não é das melhores para enfrentar uma eleição majoritária: o parlamentar teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), decisão que foi suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Helder Barbalho (PMDB) - Filho do senador Jader Barbalho – que governou duas vezes o Estado -, Helder deve ser o candidato peemedebista no Pará, com provável apoio do PT. Atual vice-presidente da regional do PMDB no Estado, Helder governou por duas vezes a cidade de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, tendo sido eleito a primeira vez aos 25 anos.

Simão Jatene (PSDB) - Atual governador do Pará, Simão Jatene pode concorrer à reeleição em 2014. A candidatura do tucano – que já havia governado o Estado entre 2003 e 2007 - não é dada como 100% certa dentro do partido. Jatene passou por problemas de saúde em 2013 e precisou ser submetido a um procedimento cirúrgico.