Tocantins

De pai para filho

Luana Fernanda

A candidatura ou não do ex-senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB) , filho do governador Siqueira Campos (PSDB), é o ponto crucial para as eleições de 2014 no Tocantins. O governador inclusive fez declarações recentemente do seu desejo de que o filho assumisse sua vaga no Palácio Araguaia.

Até setembro, o nome mais forte cogitado para disputar o governo é o da senadora Kátia Abreu (PSD). A favor da senadora está o bom trânsito no Palácio do Planalto e sua interlocução com a presidente Dilma Rousseff (PT). Em 2006, ela era deputada federal, rompeu com Siqueira e se aliou ao então governador Marcelo Miranda (PMDB) disputando e vencendo a vaga de senadora contra Eduardo Siqueira. Miranda se reelegeu. Em 2010, apoiou Siqueira Campos, que venceu as eleições. Há duas semanas, Kátia ensaiou uma filiação ao PMDB de Miranda e Siqueira rompeu a aliança política exonerando seu filho, o deputado federal licenciado Irajá Abreu, que estava como titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária.

Quem também ensaia disputar o governo é o senador Vicentinho Alves (Solidariedade) aliado de toda hora do governador Siqueira Campos. Ao escolher Vicentinho para disputar o senado na sua chapa em 2010, Siqueira destacou que era um presente a lealdade dele. Mesmo assim ainda há uma indefinição se o governador apoiaria o senador caso ele concorra o governo em 2014.

A oposição tem três nomes cotados para concorrer, o empresário Dito do Posto (PMDB), o presidente da Federação da Indústria do Tocantins, Roberto Pires (PP), e o secretário de Saúde da capital, Nicolau Esteves (PT), dono de faculdades particulares.

RAIO-X - Tocantins

Número de eleitores: 990.811
Governador atual: Siqueira Campos (PSDB)
Deputados federais: 8
Deputados estaduais: 24

Possíveis candidatos

Dito do Posto (PMDB) - Benedito Neto Faria é empresário.

Eduardo Siqueira Campos (PSDB) - Ex-prefeito de Palmas, ex-senador, é filho do atual governador, Siqueira Campos.

Kátia Abreu (PMDB) - Senadora, é presidente da Confederação Nacional da Agricultura. Trocou o PSD pelo PMDB para disputar o governo.

Nicolau Esteves (PT) - secretário municipal de saúde de Palmas, também é empresário

Roberto Pires (PP) - presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) e do Conselho Deliberativo do Sebrae no Tocantins

Vicentinho Alves (Solidariedade) - Ex-prefeito de Porto Nacional, foi deputado estadual e federal. Atualmente é senador.