Goiás

Polarização à vista

Mirelle Irene

Em Goiás, a disputa eleitoral para o governo do Estado pode colocar novamente dois adversários históricos frente a frente: o atual governador, Marconi Perillo (PSDB), e o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB). Os dois são os nomes com maior envergadura dos dois maiores partidos do Estado. Perillo e Rezende ainda não admitiram publicamente suas pré-candidaturas, mas são considerados favoritos pelos correligionários.

A base aliada de Perillo, que atualmente reúne 14 partidos, trabalha para afastar o desgaste da imagem pública do atual governador, após o escândalo Carlinhos Cachoeira. Criaram para isso uma agenda positiva de obras de infraestrutura por todo o Estado. O atual governo enfrenta também crise junto a categorias importantes do funcionalismo, como professores e a Polícia Civil.

Na oposição, composta por partidos da base do governo federal, liderados pelo PMDB e pelo PT, principalmente, apesar da força de Iris Rezende, outros nomes também começam a se movimentar. Dentro do PMDB, por exemplo, o empresário José Batista Júnior, o Júnior do Friboi, já disse que pretende disputar a convenção do partido contra Iris. Já no PT, algumas correntes defendem o lançamento de candidatura própria, apesar da aliança com o PMDB. Os prefeitos de Goiânia, Paulo Garcia, e de Anápolis, Antônio Gomide, são os nomes mais citados para serem candidatos pelo PT.

Em paralelo a esses dois polos políticos, o DEM, PSB, PRP e o PDT articulam uma “terceira via” na disputa pelo governo.

RAIO-X - Goiás

Número de eleitores: 4.242.023
Governador atual: Marconi Perillo (PSDB)
Deputados federais: 17
Deputados estaduais: 41

Possíveis candidatos

Antônio Gomide (PT) - Prefeito de Anápolis, Antônio Gomide foi reeleito em 2012 com 88,93% dos votos válidos. Defende que o PT apresente candidato próprio.

Armando Vergílio (Solidariedade) Após se desentender com a direção do PSD de Goiás, o deputado federal anunciou que é pré-candidato ao governo pelo Solidariedade.

Iris Rezende (PMDB) - O ex-governador, ex-senador, ex-ministro e ex-prefeito de Goiânia é a liderança política mais longeva de Goiás. Disputou o governo em 2010, mas perdeu para Marconi Perillo (PSDB), e pode protagonizar uma revanche com o tucano.

Júnior do Friboi (PMDB) - Após passar pelo PSDB, PTB e PSB, o empresário, cuja família comanda o frigorífico e outras empresas do grupo JBS, se filiou ao PMDB este ano para disputar o governo de Goiás.

Marconi Perillo (PSDB) - Exercendo o terceiro mandato no governo de Goiás, Marconi Perillo evita falar sobre as eleições, postergando o debate e alegando foco na administração. Opção única da base, deve, porém, disputar a reeleição.

Paulo Garcia (PT) - Prefeito da capital, Garcia foi reeleito no ano passado em primeiro turno, após ter completado o primeiro mandato como vice, após a saída de Iris Rezende (PMDB) da prefeitura em 2010. É aliado leal do peemedebista.

Ronaldo Caiado (DEM) - Comanda o partido em Goiás e é líder na Câmara Federal. Apesar de o DEM ter composto a aliança que elegeu Marconi Perillo (PSDB) em 2010, diferenças pessoais de Caiado com o tucano o levaram a fazer oposição.

Vanderlan Cardoso (PSB) - Ex-prefeito de Senador Canedo, disputou o governo em 2010 pelo PR, passou pelo PMDB, mas assumiu este ano, sob as bênçãos de Eduardo Campos, a presidência do PSB em Goiás, com o objetivo de disputar novamente.