Rondônia

Plano Blocão

Maurício Tonetto

O médico Confúcio Moura, atual governador do Estado pelo PMDB, deve concorrer à reeleição em uma coalizão que pode envolver políticos locais influentes, como Valdir Raupp (PMDB), Expedito Junior (PSDB) e José Bianco (DEM). A ideia seria enfrentar a oposição em um bloco suprapartidário e definir o pleito no primeiro turno. Confúcio foi eleito prefeito de Ariquemes duas vezes e, em 2010, sagrou-se governador do Estado no segundo turno.

Contra o governador pode aparecer o presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho (PSD). Ele chegou a ser afastado da presidência da Casa em 2013 durante investigação da Operação Apocalipse, que apurou um esquema de tráfico de drogas que financiava campanhas políticas em troca de cargos públicos, mas retornou ao cargo.

Se a coalizão não decolar o ex-governador Bianco, atual presidente estadual do DEM, pode formar uma chapa com o atual senador Acir Gurgacz (PDT) para tentar voltar a comandar o Estado em 2014. Já o ex-senador Expedito Junior é a aposta forte dos tucanos para chegar ao poder no Estado.

RAIO-X - Rondônia

Número de eleitores: 1.105.353
Governador atual: Confúcio Moura (PMDB)
Deputados federais: 11
Deputados estaduais: 29

Possíveis candidatos

Confúcio Moura (PMDB) - Atual governador do Estado, Confúcio Moura (PMDB) deve concorrer à reeleição. Na eleição passada, ele comandou uma coligação formada por PMDB, PDT e DEM e venceu no segundo turno com 422.708 votos.

Hermínio Coelho (PSD) - O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Hermínio Coelho (PSD), é um dos nomes cotados para concorrer ao governo estadual.

José de Abreu Bianco (DEM) - Governador de Rondônia de 1995 a 1999, o advogado é o atual presidente estadual da legenda.

Expedito Júnior (PSDB) - O ex-senador é a aposta forte dos tucanos. Já foi deputado federal e atualmente preside o PSDB no Estado.

Mário Português (PMDB) - O empresário pode ser o candidato do PMDB ao governo caso Confúcio Moura desista da reeleição. Em 2012, ele obteve a terceira melhor votação para prefeito de Porto Velho.