Roraima

Com Jucá ou sem Jucá?

Fernando Diniz

O cenário eleitoral é de difícil previsão em Roraima, por diferentes motivos. Primeiro porque as eleições de 2010 ainda não terminaram. O atual governador, José de Anchieta Júnior (PSDB), resiste no cargo após uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspender a cassação de seu diploma. Uma decisão desfavorável colocaria o segundo colocado, Neudo Campos (PP), na cadeira da chefia do Executivo estadual.

Anchieta Júnior cumpre seu segundo mandato consecutivo e seu sucessor natural seria o vice, Chico Rodrigues (PSB). O problema é que Chico Rodrigues deixou o PMDB, partido do senador Romero Jucá, para entrar na sigla do provável presidenciável Eduardo Campos (PSB).

Se absolvido das acusações de irregularidades na campanha de 2010, Anchieta Jr. poderá deixar o governo para seu vice e concorrer ao Senado em 2014. A partir daí Chico Rodrigues poderia entrar na disputa como cabeça de chapa ou apoiar outro candidato.

Assumindo ou não o governo antes de 2014, Neudo Campos (PP) afirma que vai concorrer à sucessão. Mas falta definir uma peça importante no tabuleiro: se Romero Jucá vai ou não concorrer ao Executivo. A decisão pode mudar completamente o cenário de alianças, já que, segundo uma máxima local, “na política roraimense até boi voa”.

RAIO-X - Roraima

Número de eleitores: 292.394
Governador atual: José de Anchieta Júnior (PSDB)
Deputados federais: 8
Deputados estaduais: 24

Possíveis candidatos

Chico Rodrigues (PSB) - Vice-governador do Estado, seria o principal nome governista para a sucessão, principalmente se assumir o Executivo para o governador Anchieta Júnior se candidatar ao Senado.

Neudo Campos (PP) - Principal opositor de Anchieta Jr. nas últimas eleições, chegou a ter vantagens nas pesquisas, mas foi derrotado no segundo turno.

Romero Jucá (PMDB) - Com o mandato no Senado garantido até 2018, pode tentar o governo do Estado. Foi aliado do tucano Anchieta Júnior em 2010 e líder do governo Dilma no Senado. Tem capacidade de agregar diferentes partidos no Estado.