Minas Gerais

Entre acordos e desacordos

Ney Rubens

A disputa pelo Palácio Tiradentes em 2014 voltará ser polarizada. PSDB, do governador Antônio Anastasia e do senador Aécio Neves; e o PT do ministro do Desenvolvimento no governo Dilma, Fernando Pimentel, devem medir forças novamente.

Do lado tucano, Aécio articula construir um palanque forte para a disputa à presidência da República. Para isso, “escalou” os presidentes do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, e do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, que se filiaram recentemente ao PV e PSB, respectivamente. Ninguém assume publicamente, mas a intenção é aproveitar o momento do futebol mineiro para atrair os “torcedores-eleitores”.

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), quer o apoio total de Aécio e Anastasia para concorrer ao governo. Porém, ele terá que “enfrentar” a indicação do ex-prefeito de BH e ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, que ressurgiu como forte opção na disputa.

Do lado petista, Pimentel terá primeiro que reconquistar o apoio do PT local, descontente desde a aliança com Aécio para lançar a candidatura de Lacerda à prefeitura da capital. Esse acordo rachou o PT mineiro e causou danos quatro anos depois, com a derrota de Patrus Ananias para Lacerda. Pimentel contará com a ajuda do ex-presidente Lula para a missão de unir o partido, que articula uma chapa com o empresário Josué Gomes da Silva , filho do ex-vice presidente José Alencar.

RAIO-X - Minas Gerais

Número de eleitores: 15.000.767
Governador atual: Antônio Anastasia (PSDB)
Deputados federais: 53
Deputados estaduais: 77

Possíveis candidatos

Fernando Pimentel (PT) - O ex-prefeito de Belo Horizonte e atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Conta com o apoio do presidente Lula, que articula uma chapa com o empresário Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice presidente José Alencar.

Marcio Lacerda (PSB) - Ex-secretário estadual de Desenvolvimento no governo Aécio Neves, Lacerda foi eleito em 2008 prefeito de Belo Horizonte. Reeleito em 2012, diz que só disputará o governo mineiro com o aval de Aécio e do governador Antonio Anastasia.

Pimenta da Veiga (PSDB) - Ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações no governo de Fernando Henrique Cardoso, Pimenta da Veiga esteve ausente da política mineira nos últimos 10 anos. Retornou à cena a convite do senador Aécio Neves, que o conduziu à presidência do Instituto Teotônio Vilela em MG.