Rio Grande do Sul

Na mira de Tarso

Daniel Favero

O governador Tarso Genro (PT) deverá enfrentar adversários de peso na disputa de 2014. Com uma dívida pública de R$ 42 bilhões e arrecadação de R$ 23 bilhões, o petista tem enfrentado problemas com as sucessivas greves de professores, e chegou a sacar dinheiro de depósitos judiciais para organizar as contas, mas comemora o aumento de 15% do PIB gaúcho.

Mas sua base, composta pelo PSB, PDT, PCdoB, PPL, PR, PRB e PV pode rachar, com as candidaturas próprias que começam a tomar forma. Uma delas seria a do deputado federal Vieira da Cunha (PDT).

Na oposição, dois nomes aparecem com força. O PMDB defende nome do ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori, que poderá compor uma chapa com o PPS, PSDB e PP. Os progressistas, no entanto, tem a senadora Ana Amélia Lemos como trunfo. Em pesquisar recente, divulgada pelo jornal Zero Hora, a jornalista aparece empatada em primeiro lugar com Tarso.

RAIO-X - Rio Grande do Sul

Número de eleitores: 8.317.720
Governador atual: Tarso Genro (PT), que vai tentar reeleição
Deputados federais: 31
Deputados estaduais: 55

Possíveis candidatos

Ana Amélia Lemos (PP) - Foi eleita senadora logo na primeira eleição da qual participou, com 3,4 milhões de votos. Ela tem sido apontada como a adversária mais forte de Tarso Genro, e conta com o apoio do setor agrário gaúcho.

José Ivo Sartori (PMDB) - Foi prefeito de Caxias do Sul, a segunda maior do Estado, entre 2005 e 2012. Já foi deputado estadual e federal, além de secretário estadual do Trabalho.

Tarso Genro (PT) - Ex-prefeito de Porto Alegre e ministro da Justiça e da Educação de Lula, o atual governador luta contra déficit orçamentário do Estado, que é o maior do País.

Vieira da Cunha (PDT) - Tem se apresentado como pré-candidato pedetista ao governo, e conta com o apoio do presidente nacional do partido, o ex-ministro Carlos Lupi. Já tentou, em duas eleições, ser prefeito de Porto Alegre, mas perdeu as disputas de 1996 e 2004.