Bahia

Aliados ou adversários

Ana Carolina Araújo

Na Bahia, a disputa pelo governo estadual em 2014 já está nas ruas, não há dúvida. Até agora, entretanto, o jogo ainda corre solto, com direito a candidatos do mesmo partido viajando pelo interior em ritmo de pré-campanha.

O pantanoso território das alianças ainda está indefinido. Na base do atual governo, PSD e PSB têm intenções de propor candidatos próprios. Na oposição, DEM e PSDB ainda não fecharam questão sobre palanque único ou duplo. O PMDB, essencial na vitória do DEM em Salvador em 2012, deve mesmo lançar Geddel Vieira Lima. No PT, a preferência declarada do governador Jaques Wagner é o secretário da Casa Civil, Rui Costa, mas José Sérgio Gabrielli conta com o pesado apoio do ex-presidente Lula.

Quando entra em debate a disputa em nível nacional, o jogo de coligações fica ainda mais complicado. O DEM já deixou claro que apoia o tucano Aécio Neves, e se conseguir repetir as negociações de 2012, arrasta junto PV, PPS e PTN. O PT, que perdeu a prefeitura mesmo com o apoio de 14 partidos, pode ter ainda mais dificuldades em 2014. Isso porque Otto Alencar (PSD), mesmo negando ser candidato, foi apontado pelo presidente de sua legenda, Gilberto Kassab, como aposta de chapa própria. Já o PP pensa deixar a base para concorrer ao lado do PSDB, caso não ganhe a vaga de vice na chapa do PT. No caso do PMDB, que tem apoio do PSC, a presidente Dilma poderá ser o peso definitivo para que o aliado não se transforme em adversário.

RAIO-X - Bahia

Número de eleitores: 6.192.371
Governador atual: Jaques Wagner (PT) não concorre a reeleição
Deputados federais: 39
Deputados estaduais: 64

Possíveis candidatos

Antônio Imbassahy (PSDB) - O engenheiro eletricista, 56 anos, integrou o PFL (atual DEM) por quase 20 anos, até migrar para o PSDB em 2005, rompendo com o carlismo. Já foi prefeito de Salvador por dois mandatos, deputado estadual e governador interino.

César Borges (PR) O engenheiro civil de 65 anos, já foi deputado estadual, vice-governador, governador e senador. É um nome forte do PR se a candidatura própria decolar.

Geddel Vieira Lima (PMDB) - É nome certo na disputa. Foi deputado federal por cinco vezes consecutivas até, em 2007, assumir o Ministério da Integração Nacional. Atualmente ocupa cargo em uma das vice-presidências da Caixa Econômica Federal.

João Gualberto (PSDB) - Aos 55 anos, foi duas vezes prefeito de Mata de São João, onde fica a conhecida Praia do Forte.

José Carlos Aleluia (DEM) - Aos 66 anos, o engenheiro eletricista foi professor universitário, diretor da Coelba e presidente da Chesf. Entrou na política em 1991 como deputado federal, cargo que exerceu por cinco mandatos.

José Sérgio Gabrielli (PT) - Doutor em economia pela Boston University, 56 anos, é o nome de Lula e José Dirceu. Atuou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde dirigiu a Faculdade de Economia e foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, antes de assumir a presidência da Petrobras (2005 a 2012). Voltou a Salvador como secretário de planejamento do estado em 2012.

Lídice da Matta (PSD) - Economista, 57 anos, foi a primeira prefeita de Salvador (1992) e primeira senadora da Bahia (2010). Também foi vereadora, deputada estadual e duas vezes deputada federal. Já declarou que gostaria de ser “a candidata do governador”.

Otto Alencar (PSD) - Vice-governador, 66 anos, foi deputado estadual três vezes. Foi vice-governador na chapa de César Borges pelo extinto PFL e, apesar de negar, é um nome forte para 2014 na opinião de Gilberto Kassab.

Paulo Souto (DEM) - Prestes a fazer 70 anos, o doutor em geologia foi vice-governador e duas vezes governador da Bahia. É um dos nomes mais fortes do DEM, especialmente pela experiência e pela liderança nas atuais pesquisas de intenção de voto.

Rui Costa (PT) - O economista de 50 anos estava em seu primeiro mandato como deputado federal quando foi chamado para assumir a chefia da Casa Civil baiana, em junho de 2012. Já havia sido secretário de Relações Institucionais entre 2007 e 2010. É o favorito do governador Jaques Wagner (PT).

Walter Pinheiro (PT) - O atual senador, 56 anos, já foi vereador em Salvador e quatro vezes deputado federal, sempre pelo PT baiano, além de ter extensa trajetória na vida sindical. Em 2008, foi ao 2º turno pela prefeitura da capital contra João Henrique (PMDB), mas perdeu. Tem o apoio dos deputados do PP Mário Negromonte e João Leão.