Alagoas

Renan e Collor: duelo pelo poder

Fernando Diniz

O cenário eleitoral de Alagoas tem como principal ingrediente a possibilidade da candidatura do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). O ex-presidente Fernando Collor (PTB) declarou apoio publicamente à candidatura do colega de bancada e disse que vai tentar a reeleição ao Senado, mas a movimentação do petebista ainda é incerta. Não se descarta em terras alagoanas a possibilidade de Collor também entrar na disputa ao Executivo estadual.

O atual governador, Teotônio Vilela Filho (PSDB), exerce seu segundo mandato consecutivo e pode renunciar em 2014 para tentar uma vaga no Senado. Com isso, o governo ficaria nas mãos de José Thomaz Nonô, que é do DEM, mas não descarta a possibilidade de trocar para outro partido, como o PSB.

Apesar de ter seis mandatos de deputado federal no currículo, Nonô não é visto no xadrez político de Alagoas como um nome forte para uma eleição majoritária. Uma troca de partido confirmaria a intenção do vice-governador em tentar a sucessão.

Outra conversa do PSB é com o atual deputado federal Alexandre Toledo. Assumiu a cadeira na condição de suplente, mas é focado pelo partido de Eduardo Campos pelo seu trânsito com empresários em Alagoas. Seria um bom palanque para o pernambucano.

Outro potencial candidato é Benedito de Lira (PP), ou Biu de Lira, como é conhecido. Chegou ao Senado na última eleição, à frente de Renan Calheiros, em uma campanha marcada por seu gingado nos palcos de comícios ao som de ritmos nordestinos.

RAIO-X - Alagoas

Número de eleitores: 1.863.029
Governador atual: Teotônio Vilela Filho (PSDB)
Deputados federais: 9
Deputados estaduais: 27

Possíveis candidatos

Alexandre Toledo (PSB) - O deputado federal deixou o PSDB e se filiou ao PSB para concorrer a um cargo majoritário. Tem a simpatia do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para ser candidato em Alagoas e servir de palanque.

Benedito de Lira (PP) Senador mais votado nas eleições de 2010, Biu de Lira, como é conhecido, é cotado para se candidatar ao governo de Alagoas pelo PP. A candidatura dividiria a base aliada de Dilma Rousseff e ainda é incerta. O parlamentar de 71 anos chegou ao Senado em 1º lugar, ultrapassando o presidente da Casa, Renan Calheiros.

Fernando Collor (PTB) - O ex-presidente diz que concorrerá ao Senado e declarou apoio a Renan Calheiros, mas o cenário político de Alagoas não descarta uma eventual candidatura ao governo do Estado. Em 2010, Collor ficou de fora do segundo turno e uma nova derrota seria prejudicial para o petebista.

José Thomaz Nonô (DEM) - Atual vice-governador de Alagoas, Nonô poderá tentar suceder o atual governador, Teotônio Vilela Filho, que terminará seu segundo mandato em 2014. Já exerceu seis mandatos de deputado federal em diferentes partidos: PDS, PFL, PMDB e PSDB.

Renan Calheiros (PMDB) - O presidente do Senado é o principal nome do PMDB para o governo de Alagoas. Em 2007, após série de denúncias de corrupção, renunciou ao cargo. Absolvido, voltou ao Senado para o terceiro mandato em 2010.