Pernambuco

Campos dá as cartas

Maurício Tonetto

Pernambuco deverá ter uma disputa acirrada em 2014 depois de dois mandatos consecutivos de Eduardo Campos (PSB), que deve concorrer à Presidência da República. Neto do ex-governador Miguel Arraes, Campos ainda não decidiu qual candidato irá apoiar.

Ele sofre pressão de ao menos três nomes do PSB: Sileno Guedes, presidente da sigla no Estado; Fernando Bezerra, que deixou o Ministério da Integração Nacional; e Tadeu Alencar, atual chefe da Casa Civil. Alencar seria o nome preferido por Campos, que estaria interessado em lançar uma cria política sua, a exemplo do que fez com o atual prefeito de Recife, Geraldo Júlio. Advogado de 50 anos, que não é político de carreira, Tadeu Alencar foi procurador-geral da Fazenda Nacional e, hoje, é o principal interlocutor político de Campos em Pernambuco.

Na oposição, aparecem os nomes do deputado federal João Paulo (PT), ex-prefeito do Recife, e o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB). Ambos devem lançar candidaturas próprias e embolar o jogo político no Estado.

RAIO-X - Pernambuco

Número de eleitores: 6.498.122
Governador atual: Eduardo Campos (PSB)
Deputados federais: 28
Deputados estaduais: 49

Possíveis candidatos

Armando Monteiro Neto (PTB) - Ex-presidente da Federação das Industrias de Pernambuco, o senador já foi deputado federal por três mandatos. É filho do ex-ministro Armando Monteiro Filho.

Fernando Bezerra (PSB) - Ministro da Integração Nacional até o dia 1º de outubro, Bezerra é outro nome que surge no PSB. Ele já foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e presidente do porto de Suape. Foi prefeito de Petrolina (PE) por três mandatos, deputado estadual e federal.

João Paulo (PT) - Ex-prefeito do Recife, o deputado federal aparece como principal nome para concorrer pelo PT. Já foi vereador e deputado estadual.

Júlio Lóssio (PMDB) - Prefeito de Petrolina, Lóssio lançou sua pré-candidatura ao governo do Estado pelo PMDB

Sileno Guedes (PSB) - Presidente do PSB em Pernambuco, Guedes articula nos bastidores sua própria indicação para concorrer ao governo do Estado em 2014. Guedes foi coordenador das campanhas de Eduardo Campos em 2006 e 2010, e ocupou duas secretarias estaduais. Atualmente, ele é secretário municipal de Governo e Participação Popular de Recife.

Tadeu Alencar (PSB) - secretário chefe da Casa Civil, o advogado de 50 anos não é político de carreira. Foi procurador-geral da Fazenda Nacional e, hoje, é o considerado principal interlocutor político de Eduardo Campos em Pernambuco.