Mato Grosso

Briga dos Maggi

Maurício Tonetto

A disputa ao governo do Mato Grosso deve envolver dois gigantes da soja que, não por acaso, são parentes: os primos Eraí Maggi e Blairo Maggi. Eraí é o maior produtor mundial do grão – posto que durante muito tempo pertenceu a Blairo, hoje senador pelo PR. Porém, apesar da afinidade empresarial e familiar, os ruralistas podem caminhar para lados opostos na política.

Eraí é cotado para concorrer pelo PMDB e agregar partidos como o PT, PR, PSB e siglas menores, dando continuidade ao mandato do atual governador, Silval Barbosa (PMDB). O cenário pode mudar se o PMDB resolver apostar na candidatura de Silval para o Senado, o que esfacelaria a composição pré-acertada com as outras legendas.

Blairo descartou a possibilidade de ser candidato ao governo, mas, em tom enigmático, deixou a porta aberta: “não posso dizer que dessa água não beberei”. Ele manifestou interesse na candidatura do empresário Maurício Tonhá, o Maurição, ex-prefeito de Água Boa pelo PR.

O PDT corre por fora com o nome do senador Pedro Taques, que procura se aproximar do PSDB, PPS e DEM, reforçando a oposição ao PT, que deve lançar o juiz federal Julier Sebastião da Silva. O PSD aposta no deputado estadual José Riva e na força do partido no Estado, que conta com 39 prefeituras e 276 vereadores.

RAIO-X - Mato Grosso

Número de eleitores: 2.170.993
Governador atual: Silval Barbosa (PMDB)
Deputados federais: 13
Deputados estaduais: 26

Possíveis candidatos

Blairo Maggi (PR) - Mesmo que o senador tenha descartado a possibilidade de ser candidato ao governo em 2014, essa possibilidade ainda não é totalmente descartada. Blairo governo o Mato Grosso entre 2003 e 2010.

Eraí Maggi (PMDB) O PMDB quer a filiação do maior produtor de soja do mundo, Eraí Maggi. O ruralista, inclusive, é a aposta do partido para disputar o governo do Estado em 2014. Eraí é um nome forte, que pode agregar grandes partidos como o PT, PR, PSB e outras siglas.

José Riva (PSD) - Deputado estadual pelo PSD, Riva foi afastado da presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, acusado de desvio de dinheiro público neste ano.

Julier Sebastião da Silva (PT) - Juiz federal, Silva foi militante petista na juventude.

Maurição (PR) - O ex-prefeito de Água Boa (MT), é um dos nomes preferidos do PR para concorrer ao governo do Estado em 2014. Ele conta com o apoio do senador Blairo Maggi (PR). Maurição é conhecido como o "rei do gado".

Pedro Taques (PDT) - Ex-procurador da República, o senador articula uma composição de oposição aos partidos da base da presidente Dilma Rousseff.