Paraíba

Entre PSB, PMDB ou “Blocão”

Felipe Silveira

Pelo menos duas pré-candidaturas já estão definidas na Paraíba: a do governador Ricardo Coutinho (PSB), que busca a reeleição, e a do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). As especulações agora são em torno do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Aliado de Ricardo desde as eleições de 2010, o tucano se vê pressionado por uma ala do partido a romper com o PSB e voltar a disputar o governo. Lima foi o candidato mais votado nas eleições para o Senado em 2010, um ano após ter o mandato de governador cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ricardo, por sua vez, terá a missão de montar a plataforma estadual do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que disputará a presidência da República. O governador não conta com o apoio do PT, que nas últimas eleições para o governo se coligou ao PMDB. Para 2014, o PT quer lançar candidato próprio, mas ainda busca um nome de peso. Enquanto isso, os petistas integram o chamado “blocão”, composto pelo PP do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e pelo PSC, do ex-deputado federal Marcondes Gadelha. Aguinaldo sai na frente para liderar o blocão em 2014.

Veneziano, irmão do senador Vital do Rêgo, aparece como principal candidato de oposição. O PMDB aposta no nome de Veneziano como o ‘novo’, já que o presidente estadual, José Maranhão, saiu derrotado das últimas eleições que disputou.

RAIO-X - Paraíba

Número de eleitores: 2.740.079
Governador atual: Ricardo Coutinho (PSB), que deve disputar reeleição.
Deputados federais: 10
Deputados estaduais: 30

Possíveis candidatos

Aguinaldo Ribeiro (PP) - Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro é filiado ao Partido Progressista (PP) e é ministro das Cidades do governo Dilma Rousseff desde fevereiro de 2012. Ele já foi deputado estadual da Paraíba por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011) e elegeu-se deputado federal em 2010.

Cássio Cunha Lima (PSDB) - Cássio Rodrigues da Cunha Lima é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e atual senador. É filho do ex-governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima. Já foi prefeito de Campina Grande por três vezes (1988 – 1996 – 2000), deputado federal por dois mandatos (1986 - 1994) e governador da Paraíba por duas vezes (2002 – 2006).

Major Fábio (DEM) - Considerado um dos mais ferrenhos opositores ao atual governador, Fábio Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como Major Fábio, é policial militar e deputado federal. Ele foi eleito segundo suplente em 2006 e assumiu o mandato como titular em 2008, após cassação de Walter Brito Neto, por infidelidade partidária.

Ricardo Coutinho (PSB) - Atual governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho é o presidente estadual do PSB e pretenso candidato a reeleição em 2014. O socialista já foi prefeito de João Pessoa por duas vezes (2004 e 2008), além de deputado estadual (1999 – 2004) e vereador da Capital (1993 – 1999).

Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) - Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto é filiado ao PMDB e foi prefeito de Campina Grande (2º maior colégio eleitoral do Estado) por dois mandatos consecutivos (2004 e 2008). Filho da deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) e irmão do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), Veneziano também elegeu-se vereador por duas vezes (1996-2000) na Rainha da Borborema.