Rio Grande do Norte

Rejeição vira oportunidade

Fernando Diniz

A sucessão no Rio Grande do Norte tem como pano de fundo a desaprovação da atual governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), rejeitada por 83% da população, segundo pesquisa do Instituto Consult, divulgada em agosto. A candidatura da única governadora do DEM à reeleição é incerta diante da insatisfação popular.

A impopularidade de Rosalba coloca até o vice-governador, Robinson Faria, na lista de pré-candidatos pelo PSD. A disputa deve ser dividida entre a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e algum candidato do PMDB – o partido fala em candidatura própria, mas os cotados se esquivam.

O nome mais aclamado do PMDB é do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, mas nem ele, nem o filho dele, Walter Alves, falam em concorrer. A disputa pode ainda ter a participação de PT, com o deputado estadual Fernando Mineiro.

RAIO-X - Rio Grande do Norte

Número de eleitores: 2.355.539
Governador atual: Rosalba Ciarlini (DEM)
Deputados federais: 8
Deputados estaduais: 25

Possíveis candidatos

Garibaldi Alves Filho (PMDB - O ministro da Previdência Social descartou concorrer ao governo, mesmo tendo alcançado a segunda colocação em uma pesquisa realizada em agosto de 2013. O filho dele, Walter Alves, também foi cogitado, mas quer a reeleição como deputado estadual. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, também é um potencial candidato do PMDB.

Fernando Mineiro (PT) - Deputado estadual pelo PT, Fernando Mineiro colocou o nome à disposição do partido para uma eventual candidatura própria. Apareceu com 7% de intenções de voto em uma pesquisa realizada em agosto de 2013.

Robinson Faria (PSD) - É vice-governador do Rio Grande do Norte e foi citado na mesma pesquisa dos candidatos anteriores por 7% dos entrevistados. Ganhou o apoio do prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT).

Wilma de Faria (PSB) - Filiada ao PSB, Wilma é vice-prefeita de Natal e governou o Rio Grande do Norte por duas vezes, entre 2003 e 2010. Renunciou antes de completar o mandato para concorrer ao Senado, mas ficou atrás de Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM). Em pesquisa do Instituto Consult, divulgada em agosto, a vice-prefeita lidera o cenário com 33%, na frente de Garibaldi.