Maranhão

Fator Sarney divide Maranhão

Clodoaldo Corrêa

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) aposta no secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva (PMDB), como seu sucessor. Porém, o grupo governista terá que correr atrás do prejuízo, já que o candidato da oposição, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), lidera com folga as pesquisas de intenção de votos desde o ano passado.

A eleição terá um componente atípico no Maranhão, que é o candidato da família Sarney muito atrás nas pesquisas tendo que tirar a diferença do opositor. Partidários da família Sarney garantem que o candidato começará agora uma ascensão, uma vez que Luís Fernando ainda é desconhecido para a maioria do eleitorado. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, abdicou de uma candidatura em julho deste ano, em função de sua saúde.

Principal candidato da oposição, Dino tem feito uma peregrinação pelo interior do Estado no movimento denominado “Diálogos Pelo Maranhão”. Dino trabalha para uma disputa nos moldes AntiSarney x Sarney pelo desgaste da família no Estado.

A deputada Eliziane Gama (PPS) tenta viabilizar sua candidatura como uma via alternativa, assim com o ex-prefeito do município de Santa Rita, Hilton Gonçalo (sem partido).

RAIO-X - Maranhão

Número de eleitores: 4.558.855
Governador atual: Roseana Sarney (PMDB)
Deputados federais: 18
Deputados estaduais: 42

Possíveis candidatos

Eliziane Gama (PPS) - A deputada estadual de segundo mandato se destacou na Assembleia Legislativa do Maranhão por levantar bandeiras de destaque como o combate à pedofilia e lutas de direitos humanos. Eliziane foi candidata à prefeita de São Luís em 2012, com o apoio da ex-senadora Marina Silva, mas perdeu.

Flávio Dino (PCdoB) Após a morte do ex-governador do Maranhão, Jackson lago, o presidente da Embratur passou a ser o nome de maior peso de oposição à família Sarney. Ex-juiz federal, Flávio foi deputado federal entre 2007 e 2010, sendo eleito um dos mais atuantes nos quatro anos.

Hilton Gonçalo (sem partido) - O ex-prefeito de Santa Rita, deixou o PDT, já que a legenda trabalhista definiu que irá apoiar Flávio Dino. Hilton diz que sua candidatura é irreversível. O médico percorre o Maranhão apresentando o seu projeto de Via Alternativa.

Luís Fernando Silva (PMDB) - Candidato apoiado pela atual governadora do Maranhão, o secretário de Infraestrutura do Estado deve ter a maior coligação da disputa, como é tradição dos candidatos governistas. Luís Fernando foi prefeito por dois mandatos do município de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, reeleito em 2008, com mais de 90% dos votos.