São Paulo

PSDB X PT, outra vez

Thiago Tufano e Vagner Magalhães

A polarização entre PSDB e PT deverá dar o tom do início da corrida eleitoral em São Paulo. Os tucanos lançarão Geraldo Alckmin para tentar a reeleição, enquanto o PT deverá apresentar o atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Enquanto Alckmin vive um período de desgaste por conta de acusações de superfaturamento nas obras do Metrô, Padilha é considerado uma incógnita. O PT pretende repetir as estratégias das eleições de Dilma Rousseff e de Fernando Haddad. Nos dois casos, os candidatos disputaram a sua primeira eleição para o Executivo.

Como reforço, o PSDB pode ter o apoio do PSB, que não deve lançar candidato próprio. O partido deixou os cargos no governo Dilma Rousseff, já que na esfera federal deverá lançar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Outra possível aliança dos tucanos deve ser com o PRB, caso o partido não lance Celso Russomanno.

Alckmin e Padilha poderão enfrentar ainda Gilberto Kassab (PSD), que foi prefeito da cidade de São Paulo de 2006 a 2012 e é bastante conhecido pelos paulistanos. Porém, deixou o cargo com aprovação em baixa. Outro a pleitear o Palácio Bandeirantes será o PMDB, que deve escolher Paulo Skaf, presidente da Fiesp. Em 2010 ele disputou o governo pelo PSB.

RAIO-X - São Paulo

Número de eleitores: 31.376.813
Governador atual: Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição
Deputados federais: 70
Deputados estaduais: 94

Possíveis candidatos

Geraldo Alckmin (PSDB) - O tucano tentará assumir o governo pela quarta vez, sendo que em duas delas foi eleito e em outra herdou o cargo de Mário Covas após sua morte.

Alexandre Padilha (PT) - Como ministro da Saúde, Padilha ficou bastante conhecido no País por ser um dos responsáveis pelo Programa Mais Médicos, que gerou polêmica nacional. Para eleger Padilha, o partido conta novamente com a popularidade do ex-presidente Lula.

Gilberto Kassab (PSD) - Antes de assumir a prefeitura de São Paulo em 2006, após a saída do tucano José Serra do cargo para concorrer ao governo do Estado, Kassab foi secretário de Planejamento do prefeito Celso Pitta e eleito deputado federal por duas vezes.

Celso Russomanno (PRB) - Candidato nas eleições estaduais de 2010 e municipais de 2012, o ex-deputado federal é bastante conhecido, principalmente por trabalhar em um programa de televisão.

Paulo Skaf (PMDB) - Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Skaf deve ser o candidato do PMDB ao governo do Estado. Assim como fez nas eleições municipais de São Paulo em 2012, quando Gabriel Chalita ameaçou PT e PSDB, o PMDB decidiu não seguir a aliança com o Partido dos Trabalhadores no âmbito federal e lançou candidatura própria.

Major Sergio Olímpio Gomes (PDT) - Deputado Estadual desde 2007, o major da Polícia Militar é líder de seu partido na Assembleia Legislativa. Em julho de 2013, diante dos inúmeros protestos que atingiram São Paulo e todo o Brasil, o deputado criticou com veemência a postura de Alckmin e do prefeito Fernando Haddad, afirmando ter faltado “pulso firme”.