Ceará

Cid, PSB e as incertezas

Arituza Timbó

A incerteza é a palavra que predomina no atual cenário político do Ceará. Após optar por não apoiar à provável candidatura governador pernambucano, Eduardo Campos, à presidência da República, o governador Cid Gomes decidiu se desfiliar do PSB e manter sua aliança com Dilma Rousseff (PT).

Cid está à frente da administração do Estado desde 2006. Em 2010, Cid Gomes se reelegeu também no primeiro turno. Alcançou a preferência de 62,31% do eleitorado. Junto com Cid, debandaram do PSB nove deputados estaduais, quatro federais, 38 prefeitos (dentre eles, Roberto Cláudio, o de Fortaleza) e 287 vereadores do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, o vice-governador Domingos Filho e o deputado estadual Mauro Filho, ambos recém desfiliados do PSB, são os principais nomes cogitados para sucessão de Cid. Por outro lado, uma provável candidatura de Cid ao Senado pode levá-lo a uma aliança com PT e PMDB, favorecendo a já anunciada candidatura do peemedebista Eunício Oliveira.

O PSB, por sua vez, está de olho em desafetos declarados de Cid. Um deles é a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT). O objetivo é filiá-la e lançá-la candidata ao governo. Quem também está na mira do PSB é o deputado estadual do PDT Heitor Férrer, que mesmo sendo da base do governador é o principal opositor de Cid na Assembleia Legislativa.

RAIO-X - Ceará

Número de eleitores: 6.156.804
Governador atual: Cid Gomes (Pros)
Deputados federais: 22
Deputados estaduais: 46

Possíveis candidatos

Domingos Filho (Pros) - Vice-governador do Ceará. Foi eleito deputado estadual em 1994, e desde então sempre ocupou cargos na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. No seu quarto mandato parlamentar, foi eleito para a presidência do Legislativo Estadual.

Eunício Oliveira (PMDB) Senador, presidente do PMDB no Ceará. Foi deputado federal por três mandatos consecutivos. Foi ministro das Comunicações no governo Lula.

Heitor Férrer (PDT) - Deputado estadual. Foi candidato a prefeitura de Fortaleza em 2012 e ficou em terceiro lugar. Atualmente está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Também foi vereador de Fortaleza por quatro mandatos consecutivos.

Luizianne Lins (PT) - Foi prefeita de Fortaleza por dois mandatos seguidos. É a atual presidente estadual do PT. Foi também vereadora e deputada estadual pelo partido.

José Albuquerque (Pros) - Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Está no exercício de seu sexto mandato como deputado estadual. Tem forte ligação com os irmãos Ferreira Gomes (Cid e Ciro).

Mauro Filho (Pros) - Ex-secretário da Fazenda do governo Cid Gomes. Em 1990 foi eleito pela primeira vez deputado estadual pelo PMDB. Foi reeleito deputado 1994 pelo PSDB, em 1998 e 2002 pelo PPS e em 2006 pelo PSB. Em todos os seus mandatos licenciou-se para assumir secretarias do governo.