Amazonas

À espera de Braga

Márcio Azevedo

A corrida pelo cargo político mais importante do Amazonas já tem cinco pré-candidatos anunciados e, pelo menos, um que nega a candidatura, mas que nos bastidores é tido como figura certa ao cargo nas eleições de 2014.

Os pré-candidatos que já se lançaram na corrida eleitoral de 2014 são o vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS), o deputado federal Henrique Oliveira (PR), o vice-governador José Melo (Sem Partido), a secretária estadual de governo e deputada federal licenciada Rebeca Garcia (PP) e o professor aposentado Alcebíades Oliveira (Psol).

O sexto componente da disputa pelo governo amazonense é o ex-governador e atual senador Eduardo Braga que, abertamente, diz que não concorrerá. No entanto, nos bastidores, o nome de Braga é dado como certo. Atualmente, o senador é o líder da presidente Dilma Rousseff no Senado.

De todos os pré-candidatos, o único que ainda busca alianças é o vice-governador do Amazonas, José Melo. Recentemente ele deixou o PMDB, partido do senador Eduardo Braga. Nessa corrida eleitoral, o possível candidato menos experiente é o professor Alcebíades Oliveira, do Psol. Diferentemente dos demais, ele é o único que nunca enfrentou as urnas diretamente. Ele concorreu como vice-governador nas eleições de 1989.

RAIO-X - Amazonas

Número de eleitores: 2.164.620
Governador atual: Omar Aziz (PSD) - não irá concorrer à reeleição
Deputados federais: 8
Deputados estaduais: 24

Possíveis candidatos

Alcebíades Oliveira (Psol) -Tem 66 anos, é advogado e já foi pró-reitor de graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde hoje é professor aposentado.

Eduardo Braga (PMDB) O paraense tem 52 anos e é formado em engenharia elétrica e possui empresas de revenda de automóveis. Já foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Manaus. Foi governador do Amazonas por entre 2003 a 2010, quando saiu candidato ao Senado.

Hissa Abrahão (PPS) - vice-prefeito de Manaus, tem 33 anos e foi vereador na última legislatura. É economista e possui MBA em gestão de empresas, além de ser mestre em desenvolvimento da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Henrique Oliveira (Solidariedade - Deputado federal, tem 53 anos e é natural de Florianópolis (SC). Fora do parlamento, o possível candidato é apresentador de televisão e foi vereador de 2009 a 2010. Trocou o PR pelo Solidariedade.

José Melo (Pros) - Com 66 anos, o vice-governador é economista. Foi deputado federal duas vezes, em 1994 e em 1998. Em 2002, foi eleito deputado estadual. Professor Melo, como é conhecido, já ocupou o cargo de secretário de várias pastas do governo do Estado.

Rebeca Garcia (PP) - Com 40 anos, a atual secretária de governo é economista é já foi eleita duas vezes para o cargo de deputada federal. Antes da carreira política ela ocupou cargos de direção nas empresas de comunicação da família.