PUBLICIDADE

Veja vídeos dos protestos no 7 de Setembro pelo País

7 set 2013 - 23h56
(atualizado às 23h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Marcados pelos conflitos entre manifestantes e policiais militares, os protestos deste sábado, 7 de Setembro, deixaram diversas imagens marcantes; da contestação popular a atitudes da Polícia Militar, como em Belo Horizonte, à invasão do espaço destinado ao desfile por adeptos do movimento Black Bloc, no Rio de Janeiro, que terminou em confusão e desespero de populares. Presente na cobertura das manifestações em diversos pontos do País, o Terra fez uma seleção de alguns dos principais acontecimentos nos atos que tomaram as ruas do Brasil. 

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, Black Blocs entraram em conflito com a PM, conseguiram furar o bloqueio policial e invadiram o desfile militar pelo Dia da Independência. 

Veja momento em que 'Black Bloc' invade desfile e entra em conflito com a PM:

O confronto entre o grupo e a PM espantou o público que assistia ao desfile.  Muitas crianças passaram mal e foram atendidas pelos socorristas. Houve corre-corre e confusão, e famílias e crianças saíram correndo do local desesperadas. 

Bêbado é detido por agredir policiais:

Também na capital fluminense, um homem, supostamente embriagado, também foi detido. Segundo a PM, ele teria tentado agredir policiais que faziam a segurança durante o 7 de Setembro.

São Paulo

Em São Paulo, Na região da praça da Sé, quatro pessoas foram atropeladas, uma delas por uma viatura da Polícia Militar. O motorista de um Corsa atropelou duas pessoas, que sofreram fraturas nas pernas. Elas tiveram um primeiro atendimento por um grupo de médicos solidários à manifestação e, com a demora do resgate, foram levados em um táxi para o hospital.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, o 7 de Setembro teve tensão, prisões e depredações com a série de manifestações que foram organizadas por diversas entidades em diferentes pontos da cidade. 

Porto Alegre: dia tem tensão, prisões, depredações e acaba com "debate":

Um grupo, composto por professores, partidos políticos e membros do Bloco de Lutas e Black Bloc, chegou a invadir a avenida Loureiro da Silva, onde ocorria o desfile de 7 de setembro.

Belo Horizonte

Na capital mineira, um manifestante abordou policiais militares que faziam o policiamento na cidade, afirmando ter sido vítima de abuso de força.

Manifestante contesta ação da Polícia Militar em protesto em Belo Horizonte:

A ação da PM também foi contestada em Belo Horizonte quando um manifestante foi preso. Após a detenção de um homem em meio à manifestação, diversas pessoas protestaram contra o ato.

7/09: grupo protesta prisão de manifestante em BH:

Protestos contra tarifas mobilizam população e desafiam governos de todo o País
Mobilizados contra o aumento das tarifas de transporte público nas grandes cidades brasileiras, grupos de ativistas organizaram protestos para pedir a redução dos preços e maior qualidade dos serviços públicos prestados à população. Estes atos ganharam corpo e expressão nacional, dilatando-se gradualmente em uma onda de protestos e levando dezenas de milhares de pessoas às ruas com uma agenda de reivindicações ampla e com um significado ainda não plenamente compreendido.

A mobilização começou em Porto Alegre, quando, entre março e abril, milhares de manifestantes agruparam-se em frente à Prefeitura para protestar contra o recente aumento do preço das passagens de ônibus; a mobilização surtiu efeito, e o aumento foi temporariamente revogado. Poucos meses depois, o mesmo movimento se gestou em São Paulo, onde sucessivas mobilizações atraíram milhares às ruas; o maior episódio ocorreu no dia 13 de junho, quando um imenso ato público acabou em violentos confrontos com a polícia.

A grandeza do protesto e a violência dos confrontos expandiu a pauta para todo o País. Foi assim que, no dia 17 de junho, o Brasil viveu o que foi visto como uma das maiores jornadas populares dos últimos 20 anos. Motivados contra os aumentos do preço dos transportes, mas também já inflamados por diversas outras bandeiras, tais como a realização da Copa do Mundo de 2014, a nação viveu uma noite de mobilização e confrontos em São PauloRio de JaneiroCuritibaSalvadorFortalezaPorto Alegre e Brasília.

A onda de protestos mobiliza o debate do País e levanta um amálgama de questionamentos sobre objetivos, rumos, pautas e significados de um movimento popular singular na história brasileira desde a restauração do regime democrático em 1985. A revogação dos aumentos das passagens já é um dos resultados obtidos em São Paulo e outras cidades, mas o movimento não deve parar por aí. “Essas vozes precisam ser ouvidas”, disse a presidente Dilma Rousseff, ela própria e seu governo alvos de críticas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade