PUBLICIDADE

GO: veículo avança em protesto, atropela grupo e mata duas mulheres

Condutor de um Gol fugiu sem prestar socorro às vítimas na BR-251

24 jun 2013 - 11h42
(atualizado às 13h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestação pela regularização fundiária de um bairro da cidade de Cristalina, em Goiás, terminou com a morte duas mulheres
Manifestação pela regularização fundiária de um bairro da cidade de Cristalina, em Goiás, terminou com a morte duas mulheres
Foto: Franklin Ribeiro / vc repórter

Duas mulheres foram atropeladas e morreram na manhã desta segunda-feira no quilômetro 30 da BR-251, em Cristalina (GO), cidade do entorno do Distrito Federal, durante uma manifestação pela regularização fundiária de um bairro da cidade. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), elas ajudavam a bloquear a pista com pneus quando um veículo Gol avançou e atingiu as vítimas.

Protesto contra aumento das passagens toma as ruas do País; veja fotos

O condutor fugiu do local sem prestar socorro às mulheres, que morreram na hora. Às 11h30, os corpos das vítimas permaneciam na pista, aguardando a chegada do Instituto Médico-Legal (IML) do Estado. Os manifestantes estavam revoltados e afirmavam que não iam deixar a rodovia, que estava interditada.

Protestos contra tarifas mobilizam população e desafiam governos de todo o País

Mobilizados contra o aumento das tarifas de transporte público nas grandes cidades brasileiras, grupos de ativistas organizaram protestos para pedir a redução dos preços e maior qualidade dos serviços públicos prestados à população. Estes atos ganharam corpo e expressão nacional, dilatando-se gradualmente em uma onda de protestos e levando dezenas de milhares de pessoas às ruas com uma agenda de reivindicações ampla e com um significado ainda não plenamente compreendido.

A mobilização começou em Porto Alegre, quando, entre março e abril, milhares de manifestantes agruparam-se em frente à Prefeitura para protestar contra o recente aumento do preço das passagens de ônibus; a mobilização surtiu efeito, e o aumento foi temporariamente revogado. Poucos meses depois, o mesmo movimento se gestou em São Paulo, onde sucessivas mobilizações atraíram milhares às ruas; o maior episódio ocorreu no dia 13 de junho, quando um imenso ato público acabou em violentos confrontos com a polícia.

O grandeza do protesto e a violência dos confrontos expandiu a pauta para todo o País. Foi assim que, no dia 17 de junho, o Brasil viveu o que foi visto como uma das maiores jornadas populares dos últimos 20 anos. Motivados contra os aumentos do preço dos transportes, mas também já inflamados por diversas outras bandeiras, tais como a realização da Copa do Mundo de 2014, a nação viveu uma noite de mobilização e confrontos em São PauloRio de JaneiroCuritibaSalvadorFortalezaPorto Alegre e Brasília.

A onda de protestos mobiliza o debate do País e levanta um amálgama de questionamentos sobre objetivos, rumos, pautas e significados de um movimento popular singular na história brasileira desde a restauração do regime democrático em 1985. A revogação dos aumentos das passagens já é um dos resultados obtidos em São Paulo e outras cidades, mas o movimento não deve parar por aí. “Essas vozes precisam ser ouvidas”, disse a presidente Dilma Rousseff, ela própria e seu governo alvos de críticas.

Colaborou com esta notícia o internauta Franklin Ribeiro, de Cristalina (GO), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade