1

2

3

4

5

6

7

Vínicius: ‘você descobre que a Igreja é muito maior do se imagina’

A Jornada é uma experiência excelente para jovens católicos e jovens que não estão seguindo uma religião ou algo assim. É um contexto muito favorável para o crescimento espiritual, pessoal, e para quem já tem uma vivência na Igreja é fantástico. Resolvi ir na Jornada Mundial da Juventude em 2005 (Colônia, na Alemanha) para conhecer, participar, ter um envolvimento maior com a Igreja.

Fui com um grupo de gaúchos, mas nos reunimos em São Paulo com pessoas de outros Estados. Nesses momentos, você descobre que a Igreja é muito maior do se imagina. Uma coisa interessante na Jornada é que há muitas palestras de estudos e

as pessoas contam como é a realidade nos lugares onde elas vivem e o que a Igreja faz para contribuir com as comunidades.

Quando eu fui na Alemanha, recém tínhamos perdido o papa João Paulo 2º, e quem assumiu foi o Bento 16. É um momento bem marcante especialmente para nós, brasileiros, que escutamos muito sobre o Papa, mas temos poucas oportunidades de vê-lo de perto. Eu não imaginava que haveria tantos jovens, caminhamos bastante, visitamos vários lugares de peregrinação, entendi porque as pessoas que participam são chamadas de peregrinas. Caminhando nós nos descobrimos mesmo, ampliamos a vivência e fortalecemos a nossa fé.

Vinicius Valim, 31 anos

Foto: Divulgação