PUBLICIDADE

Em vídeos, professores comentam primeiro dia de provas do Enem

Confira comentários do Colégio Ari de Sá sobre o teste de sábado

27 out 2013 - 12h01
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Em parceria com o Terra, professores do Colégio Ari de Sá comentaram as provas de sábado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Nesse dia, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

No domingo, a partir das 13h (de Brasília – confira o horário do exame em seu Estado), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. Os candidatos terão 5h30 neste dia, uma hora a mais em relação a ontem em virtude da prova de redação.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Veja, abaixo, os comentários sobre as provas do primeiro dia de Enem feitos por professores do Colégio Ari de Sá.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

"Melhor prova de Física do Enem" avalia professor:

"Melhor prova de Física do Enem", avalia professor

Professor de física do Colégio Ari de Sá, Vasco Vasconcelos considerou as questões de física do Enem bem construídas e dentro do esperado para a realidade dos alunos de ensino médio. "Sentimos falta de óptica, mas isso não abalou em nada a beleza da prova", afirmou o professor Vasco. Ele destaca a aplicação de questões interessantes e bem formuladas.

Enem: "questões de Química não foram intuitivas", avalia professora:

Enem: "questões de Química não foram intuitivas", avalia professora

Professora Marisleny Brito, do colégio Ari de Sá, avalia que questões de cálculo consumiram mais tempo e questões cotidianas ficaram de fora. Conteúdos abordados tiveram nível de dificuldade entre médio e difícil. Perguntas abordaram parte pouco ampla da área, mas houve mais questões de química orgânica em relação ao ano passado, número acima do esperado. Cinco das 15 questões envolveram cálculo, demandando tempo dos candidatos.

Professor comenta prova de Biologia do Enem: "bem objetiva":

Professor comenta prova de Biologia do Enem: "bem objetiva"

Gurgel Filho, professor de biologia do colégio Ari de Sá, identificou questões clássicas e avalia que prova de biologia foi objetiva, sem grandes problemas. Gurgel avalia que o teste traduziu a preocupação ambiental vigente. Aspectos da fotossíntese e questões relacionados à etologia e fisiologia animal foram cobrados dos estudantes, em teste que contou ainda com temas clássicos como o DNA e sua aplicação em testes de paternidade.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Professor comenta questões da prova de Geografia do Enem:

Professor comenta questões da prova de Geografia do Enem

Fernandes, professor de geografia do Colégio Ari de Sá, avalia prova como de nível mediano a elevado. Prova não abordou temáticas polêmicas, como a questão geopolítica da Síria e dos Estados Unidos, além das manifestações no Brasil. Discussões econômicas, como a crise europeia, também foram deixadas de lado. Temáticas esperadas, como o fordismo, exigiram atenção ao enunciado.

Professor comenta prova de história do Enem: "bem elaborada":

Professor comenta prova de História do Enem: "bem elaborada"

Para professor de história do Colégio Ari de Sá, Carlos David, prova teve nível mediano a difícil e uniu sociologia à história social. Prova, porém, fugiu de polêmicas e não tratou de atualidades. Entre os temas cobrados, história do Brasil teve grande destaque. O período desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek - que contou com a polêmica gasolina com z - foi abordado, e o enunciado da questão manteve o contexto histórico do período. 

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, corrige as questões do exame.

Domingo, novamente a partir das 13h (de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. Nesse dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste. Neste sábado, primeiro dia de provas, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta para resolver as questões. 

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade