PUBLICIDADE

Enem 2013: gasolina com z está dentro de contexto histórico, diz MEC

26 out 2013 - 18h47
(atualizado em 4/12/2013 às 17h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Palavra gasolina grafada com "Z"  em uma das questões do Enem causou alvoroço nas redes socias
Palavra gasolina grafada com "Z" em uma das questões do Enem causou alvoroço nas redes socias
Foto: Instagram / Reprodução

Uma polêmica se acendeu nas redes sociais assim que os primeiros candidatos terminaram a prova do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado. Isso porque, em uma das questões, a palavra gasolina aparece grafada com “Z” em vez de “S”. Apesar da indignação e do deboche dos candidatos, o termo foi grafado da maneira correta, segundo garante o Ministério da Educação (MEC).

Guia do Enem: saiba tudo sobre o exame nacional

A justificativa, segundo o órgão, é a de que o texto utilizado na questão, sobre a política desenvolvimentista do ex-presidente Juscelino Kubitschek, foi mantido na prova da mesma forma que era escrito na época, mantendo, assim, o contexto histórico. A escolha foi por “questões didáticas”.

Os professores do Cursinho da Poli, que faz a correção online das questões do Enem em parceria com o Terra, afirmaram que não se trata de uma falha do exame, já que a palavra está inserida em uma charge escrita antes de 1971. Os especialistas explicam que a palavra era empregada com a letra "Z" e só passou a assumir a nova grafia após a reforma ortográfica daquele ano.

Desconhecendo a antiga norma culta da língua, os internautas não perderam tempo e trataram logo de massacrar o que eles consideram um erro.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade