PUBLICIDADE

MEC reconhece erro em eliminação de candidata do Enem em São Paulo

8 nov 2012 - 14h50
(atualizado às 15h39)
Compartilhar

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reconheceu nesta quinta-feira que a estudante Jaqueline Chen foi desclassificada por engano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A aluna fez a prova na cidade de São Paulo e foi confundida com uma candidata homônima, de Mogi das Cruzes (SP), que divulgou uma imagem do exame em redes sociais durante a realização da prova, no sábado.

Enem: confira o gabarito oficial do exame

Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

Mercadante ligou para a mãe da aluna de São Paulo e assegurou que Jaqueline poderá realizar a prova em dezembro, quando o Enem 2012 será aplicado em unidades prisionais e socioeducativas. A candidata que postou imagem da prova foi eliminada no domingo, quando o MEC identificou o problema.

Acusada de ter publicado imagem da prova em redes sociais no sábado, Jacqueline foi abordada por um fiscal no domingo e obrigada a assinar um termo em que assumia ter infringido as regras do exame. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, ela explicou que o celular não tinha sequer acesso à internet e estava guardado e lacrado no envelope entregue pelos aplicadores da prova. Os fiscais disseram que não tinham provas, mas que a ordem viera de Brasília. A menina ainda foi impedida de ligar para a mãe antes de assinar o documento.

Ao todo, foram eliminados 65 alunos que postaram imagens digitais nos dois dias de realização da prova. No primeiro dia de prova, 37 candidatos foram eliminados. No segundo, mais 28 candidatos postaram imagens e também foram excluídos do Enem. Os casos foram registrados em vários Estados do País.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Imagens dos cartões de resposta do Enem foram publicadas nas redes sociais e resultaram na eliminação de candidatos
Imagens dos cartões de resposta do Enem foram publicadas nas redes sociais e resultaram na eliminação de candidatos
Foto: Reprodução
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade