Enem: apenas 15% dos inscritos conseguirão vaga no ensino superior

Embora governo tenha aumentado número de vagas no ensino superior, pelo menos 6 milhões de inscritos no Enem ficarão fora da universidade

24 out 2013
16h04
atualizado às 16h05
  • separator
  • comentários

Neste fim de semana, 7,1 milhões de estudantes inscritos devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um recorde de candidatos desde a criação da avaliação, há 15 anos. No entanto, a maioria dessas pessoas vai ficar bem longe de conseguir uma oportunidade no ensino superior, já que a oferta de vagas não cresce na mesma proporção do interesse dos brasileiros pelo exame nacional.

Enem 2013: saiba tudo sobre o exame nacional

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de vagas atualmente em instituições de ensino superior é de 1,1 milhão por ano - 500 mil pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), 300 mil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e 300 mil nas universidades federais. Isso representa que pouco mais de 15% dos inscritos no Enem terão acesso aos cursos superiores.

Polêmicas do Enem
Da prova que vazou ao celular no banheiro, veja fatos que marcaram o Exame Nacional do Ensino Médio nos 15 anos do teste

Durante visita ao Rio Grande do Sul em agosto deste ano, para acompanhar a presidente Dilma Rousseff na inauguração de um instituto federal, o ministro Aloizio Mercadante reconheceu a carência de vagas e disse que o ensino técnico pode ser a solução para garantir a formação profissional dos brasileiros .  "Aumentamos em 150% as matrículas nos últimos anos, mas só temos vaga para 1,1 milhão desses estudantes. Por isso que digo que a opção hoje é curso técnico”, afirmou na ocasião.

Para atender a demanda dos estudantes, o Ministério da Educação também tem apostado nas parcerias com o ensino privado e na educação a distância, com a ampliação das bolsas do Prouni e do finaciamento pelo Fies. Segundo o Censo da Educação Superior de 2011, as instituições privadas atendem a 88% do ensino superior no Brasil.

Para que serve o Enem
Além de ser utilizado para conseguir os benefícios do Prouni e do Fies, o Enem serve para preencher vagas em universidades federais e estaduais por meio do Sistema de Seleção Unificada. Mais de 100 instituições públicas já aderiram ao sitema que usa a nota do exame nacional para selecionar os alunos.

Além disso, o Enem também é requisito no Programa Ciência sem Fronteiras, que leva alunos brasileiros para fazer intercãmbio em universidades do exterior. O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de alunos maiores de 18 anos que não têm o documento.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-611-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade