PUBLICIDADE

Política

Brasil pede aos EUA liberação de documentos sobre golpe de 64

29 mar 2014 - 13h53
(atualizado às 14h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Senado, Renan Calheiros, solicitou em carta enviada Senado dos Estados Unidos que libere todos os documentos secretos sobre o golpe militar ocorrido no Brasil em 1964, informaram neste sábado fontes oficiais.

'Perdi pessoas que amava sem poder dizer adeus', diz viúva de Jango

Infiltrado, fotógrafo registrou o começo do regime militar

Golpe de 64: ‘Todos foram pegos de surpresa’, diz professora

RJ: Marcha da Família tem baixa participação e pancadaria

SP: Marcha da Família reúne menos de 1% da marcha de 1964

Golpe de 1964: “Sabíamos dos riscos”, diz amigo de Brizola

A mensagem foi encaminhada ao presidente do Senado dos Estados Unidos, Joseph Biden. Na carta, Calheiros pede apoio para a "luta pelos direitos humanos no Brasil e o resgate histórico de um período nebuloso de supressão das liberdades democráticas", segundo a Agência Brasil.

"A despeito do retorno à normalidade democrática no Brasil, ainda restam muitos episódios referentes ao golpe de 1964 que precisam ser esclarecidos, vítimas a serem reconhecidas e danos a serem reparados", diz o texto.

O Senado também enviará uma comissão de parlamentares aos Estados Unidos para abordar a questão com congressistas americanos. O envio da carta foi motivado por um pedido de João Vicente Goulart, um dos filhos do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe de 1964.

João Vicente solicitou o auxílio da Comissão de Direitos Humanos do Senado para ter acesso a documentos que já deveriam ter sido liberados pelos EUA. Vários documentos que perderam a classificação de sigilosos nos últimos anos nos Estados Unidos revelaram que a Casa Branca e o Pentágono encorajaram o movimento que derrubou Goulart.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos-da-ditadura/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos-da-ditadura/">Desaparecidos da ditadura</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade