PUBLICIDADE

Europa

Rússia pressionará rebeldes a ajudar em investigação do MH17

Putin também voltou a pedir que a Ucrânia aplique um cessa-fogo imediatamente

22 jul 2014 - 10h39
(atualizado às 10h40)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Putin anunciou que a Rússia fará de tudo para viabilizar uma investigação profunda e transparente sobre a queda do avião da Malaysia Airlines</p>
Putin anunciou que a Rússia fará de tudo para viabilizar uma investigação profunda e transparente sobre a queda do avião da Malaysia Airlines
Foto: RIA-Novosti, Alexei Nikolsky, Presidential Press Service / Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira que Moscou fará todo o possível, incluindo usar sua influência com os separatistas, para ajudar na investigação sobre a queda do Boeing malaio no leste da Ucrânia.

"A Rússia fará tudo o que estiver ao seu alcance para uma investigação completa, exaustiva, profunda e transparente", declarou Putin, citado pelas agências russas, durante uma reunião do Conselho de Segurança russo. "Nos pedem para exercer pressão sobre os rebeldes. Faremos, é claro, tudo o que estiver ao nosso alcance, repito, mas isso não bastará", acrescentou.

O presidente russo criticou um ataque com blindados das forças ucranianas contra Donetsk, a principal cidade da região industrial de Donbas, reduto dos rebeldes.

"É preciso pedir às autoridades ucranianas que respeitem as normas elementares de decência e que apliquem um cessar-fogo, ainda que seja apenas durante o período da investigação", pediu Putin.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, pediu na segunda-feira que suas forças interrompam suas operações em um raio de 40 km ao redor do local do acidente do voo MH17, uma zona que não inclui Donetsk.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Foto: Arte Terra

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade