PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Papa Francisco

Obama saúda o Francisco, "o primeiro papa das Américas"

13 mar 2013 - 17h46
(atualizado às 18h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Papa Francisco dá primeira bênção a uma multidão no Vaticano</p>
Papa Francisco dá primeira bênção a uma multidão no Vaticano
Foto: Dylan Martinez / Reuters

O presidente americano, Barack Obama, ofereceu "calorosos votos" em nome do povo americano para o recém-eleito papa Francisco nesta quarta-feira, saudando o argentino como "o primeiro Papa das Américas."

"Sua eleição testemunha também a força e vitalidade de uma região que está crescentemente moldando nosso mundo, e junto a milhões de hispanoamericanos compartilhamos aqui nos Estados Unidos a alegria deste histórico dia", indicou Obama em um comunicado apresentado pela Casa Branca. "Como campeão dos pobres e dos mais vulneráveis dentre nós, ele leva adiante a mensagem de amor e compaixão que inspirou o mundo por mais de dois mil anos, que em cada um vemos a face de Deus," indicou.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, foi eleito Papa pelo Colégio de Cardeais, que se reuniu no Vaticano para escolher o sucessor do pape Bento XVI, que renunciou no mês passado. "Em nome do povo americano, Michelle e eu oferecemos nossos calorosos votos à Sua Santidade, Papa Francisco, no momento em que ascende ao Trono de São Pedro e inicia o se papado," indicou Obama no comunicado.

Obama e sua família são cristãos protestantes. Cerca de um quarto dos americanos são católicos romanos, ou cerca de 80 milhões de pessoas, o quarto maior grupo nacional na Igreja.

O Conclave

O cerimonial do Conclave papal iniciou na manhã de terça-feira (dia 12), com a realização da missa Pro Eligendo Papa. Na parte da tarde, os 115 cardeais se reuniram na Capela Sistina e prestaram, um por um, juramento de manter segredo durante a duração do processo eleitoral. Em seguida, as portas foram fechadas. Às 19h42 (15h42 de Brasília), a primeira fumaça negra foi expelida, indicando que o primeiro dia acabava sem que um papa fosse escolhido.

Os cardeais retomaram a votação por volta das 9h30 (5h30) desta quarta-feira. Por volta das 11h40 (7h40), a chaminé voltou a expelir fumaça negra, o que significa que um consenso não foi alcançado nas duas votações do turno da manhã. Os cardeais voltaram a se reunir na parte da tarde e acredita-se que um escrutínio tenha ocorrido sem que fumaça alguma fosse expelida. Na última votação do dia, eles chegaram a um consenso.

Renúncia de Bento XVI

Após cerca de oito anos de papado, Bento XVI surpreendeu o mundo na manhã do dia 11 de fevereiro e anunciou durante um encontro rotineiro com os cardeais que estava renunciando ao posto e deixaria o comando da Igreja Católica no dia 28 de fevereiro. A primeira vez que um papa abandonou o cargo em 600 anos. Joseph Ratzinger alegou que sua "idade avançada" já não lhe permitia exercer suas funções adequadamente.

Ao deixar o posto de papa, Bento XVI se transferiu para a residência papal de verão em Castel Gandolfo no dia 28, onde está até o presente momento aguardando pela reforma de um apartamento no Vaticano que deve lhe servir de moradia no futuro. A partir de sua renúncia, ele passou a ser conhecido Papa Emérito Bento XVI.

Após a renúncia ser oficializada, o Colégio Cardinalício iniciou um processo de deliberações que culminou com a convocação do Conclave papal para o dia 12 de março.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade