PUBLICIDADE

Papa Francisco

Após juramento, cardeais fecham Capela Sistina e iniciam Conclave

12 mar 2013 - 12h39
(atualizado em 13/3/2013 às 07h28)
Compartilhar
Exibir comentários
O Monsenhor Guido Marini fecha as portas da Capela Sistina para o início do Conclave
O Monsenhor Guido Marini fecha as portas da Capela Sistina para o início do Conclave
Foto: AFP

Às 13h30 desta terça-feira, a porta da Capela Sistina se fechou e os 115 cardeais com direito a voto no Conclave iniciaram as deliberaçõesque levarão ao sucessor de Bento XVI. Antes do processo, todos os estranhos à votação se retiraram, deixando os cardeais reclusos e sem interferência externa para iniciar a eleição. É provável que a primeira fumaça (negra para o caso de não eleição, branca para o caso de termos um novo papa) seja expelida pela chaminé da Capela até as 19h de hoje.

Cardeais fazem juramento para início de Conclave:

Por volta das 12h30 (horário de Brasília), com os funcionários da Santa Sé à frente, os membros do Colégio Cardinalício iniciaram uma procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina cantando orações e invocando nomes de santos. A procissão é encerrada com cada um deles ocupando uma cadeira previamente designada dentro da capela. 

Perto das 13h, em fila única, os cardeais começaram a prestar o juramento de segredo, cerimônia que durou cerca de 30 minutos. 

Portas da Capela Sistina são fechadas e Conclave tem início:

Na sequência, o mestre de cerimônias emitiu a ordem Extra Omnes, indicando que todas as pessoas estranhas ao Conclave deveriam deixar as dependências da Capela Sistina. Com o fechamento da porta da capela, os cardeais, de fato, se encontram trancados a chave para escolher o novo papa.

Com a ordem, também se encerraram as transmissões de televisão (as imagens são geradas pela TV do Vaticano) e só se voltará a ver os cardeais no momento em que o novo papa for anunciado. 

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade