PUBLICIDADE

Europa

França vai manter arsenal nuclear apesar de discurso de Obama

20 jun 2013 - 07h46
(atualizado às 08h00)
Compartilhar
Exibir comentários
O ministro de Defesa francês, Jean-Yves Le Drian
O ministro de Defesa francês, Jean-Yves Le Drian
Foto: AFP

A França não está disposta a reduzir seu arsenal nuclear por enquanto, disse nesta quarta-feira o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, um dia após o presidente dos EUA, Barack Obama, ter sugerido um esforço global para reduzir os estoques de armas atômicas.

Falando em Berlim, Obama pediu ajuda da Rússia para avançar a partir do tratado Novo START, que exige que ambos os países reduzam os estoques de armas nucleares implantadas para 1.550 cada um até 2018.

"Barack Obama está propondo à Rússia que, juntos, eles reduzam. Isso é bom, mas não é assim que vemos as coisas", disse Le Drian à rádio France Info, dizendo que a França já tinha diminuído seu arsenal para pouco menos de 300 ogivas. "A verdadeira questão é a proliferação nuclear... é o risco futuro de o Irã obter uma arma nuclear", acrescentou.

A Rússia teve uma reação fria ao pedido de Obama por uma redução de um terço nos arsenais implantados, dizendo que não poderia levar tais propostas a sério enquanto Washington estiver reforçando suas próprias defesas antimísseis.

A visão de um "mundo sem armas nucleares" estabelecida por Obama em um discurso em Praga em 2009, apenas três meses após assumir a Presidência, rendeu a ele o Prêmio Nobel da Paz. Mas a falta de resultados efetivos até agora tem alimentado críticas de que o prêmio pode ter sido prematuro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade