PUBLICIDADE

América Latina

Governo da Venezuela vai processar 'El País' por falsa foto de Chávez

24 jan 2013 - 22h12
(atualizado às 22h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Venezuela anunciou na noite desta quinta-feira que tomará as medidas legais cabíveis contra o jornal espanhol El País, que publicou na capa da edição de hoje uma foto falsa alegando que seria do presidente do país, Hugo Chávez, internado em Havana desde o início de dezembro. De acordo com o ministro de Comunicação Ernesto Villegas, o governo considerou fracas as desculpas do diário.

Mulher lê a versão do <i>El País</i> impressa com a foto falsa de Hugo Chávez no centro de Madri, na Espanha
Mulher lê a versão do El País impressa com a foto falsa de Hugo Chávez no centro de Madri, na Espanha
Foto: Reuters

Entenda o impasse na Venezuela

O que aconteceu desde a última partida de Chávez a Cuba?

Adiamento de posse preenche vácuo constitucional venezuelano

“Nem sequer estenderam as desculpas ao presidente Chávez, aos seus familiares e ao povo venezuelano”, reclamou o porta-voz. Villegas acusou o jornal de fazer parte de uma campanha para desestabilizar o país. Na opinião dele, a foto “asquerosa e grotesca” causou grave dano tanto ao mandatário quanto aos seus parentes e ao povo.

Após a repercussão do caso, o jornal El País informou que a agência que forneceu a imagem de um homem entubado como se fosse o presidente da Venezuela assegurou que uma enfermeira que pediu anonimato havia tirado a foto. No entanto, nesta quinta-feira o jornalista italiano Tommasso Debenedetti confessou que se passou pelo ministro da Cultura do país e enviou a imagem, retirada de um vídeo do YouTube, para três agências de notícias. Ele alegou que, com isso, queria “verificar a rigorosidade dos veículos quando decidem publicar um material fotográfico”.

Também na noite de hoje, o vice-presidente Nicolás Maduro disse que Hugo Chávez vive o seu “melhor momento” desde a cirurgia realizada no dia 11 de dezembro, a quarta no tratamento contra um câncer. Ele informou também que o presidente já “passou de fase” no tratamento pós-operatório. No entanto, Villegas voltou a dizer, em coletiva de imprensa nesta noite, que ainda não há data marcada para o retorno de Chávez ao país.

Com informações do El Universal.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade