PUBLICIDADE

América Latina

De volta de Cuba, Maduro afirma que Chávez faz progressos

15 jan 2013 - 13h10
(atualizado às 14h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente venezuelano. Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba há mais de um mês, está "fazendo progressos", afirmou o vice-presidente a mandatário interino, Nicolás Maduro, ao voltar de uma visita de quatro dias a Havana.

Maduro discursa para multidão no último dia 10; vice diz que Chávez está se recuperando
Maduro discursa para multidão no último dia 10; vice diz que Chávez está se recuperando
Foto: AP

Entenda o impasse na Venezuela

O que aconteceu desde a última partida de Chávez a Cuba?

Adiamento de posse preenche vácuo constitucional venezuelano

Chávez "está fazendo progressos, tem avançado", disse Maduro, que assegurou que durante os últimos dias conversou com o presidente sobre assuntos de governo. "Estivemos com ele até o dia de ontem" e "o atualizamos amplamente sobre como nosso povo tem avançado", acrescentou o vice-presidente, durante uma cerimônia do Conselho Federal de Governo, que preside, junto com os governadores dos Estados.

Maduro, que explicou ter retornado à noite a Caracas, lembrou que o presidente "está na batalha", depois de ter sido submetido em 11 de dezembro a uma quarta cirurgia de câncer. Segundo o último boletim médico divulgado no domingo, Chávez respondeu bem ao tratamento nos últimos dias, mas ainda sofre de insuficiência respiratória.

Chávez, de 58 anos e desde 1999 no poder, encontra-se hospitalizado após ser operado pela quarta vez nos últimos 18 meses de um câncer na zona pélvica, cuja gravidade e tipologia não foram informadas oficialmente.

De acordo com o último boletim do governo, o presidente apresenta uma evolução clínica geral "propícia" e a infecção respiratória que sofreu semanas atrás "está controlada". Apesar disso, o líder ainda necessita de "medidas específicas", que o governo não explicou quais seriam, para tratar uma "insuficiência respiratória".

"Vimos ele ontem e o atualizamos sobre como nosso povo vai avançando, sobre como vão se consolidando os prazos do poder popular, do governo na nova etapa, das forças políticas da revolução, das distintas instituições, dos planos", disse o vice-presidente. Chávez "perguntou sobre questões ao companheiro Rafael Ramírez (ministro do Petróleo) e a cada um (dos responsáveis)", acrescentou Maduro.

O vice-presidente contou que ele, Ramírez, o presidente da Assembleia, Diosdado Cabello, o governador de Barinas e irmão do presidente, Adán Chávez, e a procuradora geral, Cilia Flores, acabam de chegar de Havana. Além disso, pediu um aplauso para o ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, genro do presidente, e para a família do líder por "tanta força, tanta coragem, tanto que precisam aguentar mentiras e maldade".

Maduro e a cúpula do chavismo permaneceram em Cuba durante o fim de semana e no domingo se reuniram com Fidel Castro e com seu irmão Raúl, atual presidente de Cuba.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade