PUBLICIDADE

Brasil tem 844 casos graves de gripe suína, diz ministério

5 ago 2009 - 18h46
(atualizado às 19h13)
Compartilhar

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira que, entre 25 de abril e 1º de agosto, foram registrados 844 casos graves de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), que causa a gripe suína, no País. O ministério tem 96 mortes contabilizadas. Entretanto, com o balanço das secretarias de Saúde, os casos fatais da doença já somam 129.

» Veja que cuidados tomar com a gripe suína

» Veja onde foi adiada a volta às aulas

» Campinas confirma 7ª morte por gripe suína

» SC dispensa gestantes do trabalho nas escolas estaduais

De acordo com o ministério, das pessoas infectadas pelo vírus, a grande maioria (71,5%) apresentou sintomas leves, num total de 2.115 pessoas. Os restantes 28,5% (844) apresentaram febre, tosse e dificuldade respiratória. Desse total, 55,6% foram de mulheres.

A taxa de pessoas que vão a óbito em relação ao número de casos graves, portanto, é de 11,4%.

Segundo o ministério, gestação e doenças cardíacas e neurológicas são os principais fatores de risco para óbito. Nos casos graves com pessoas com pelo menos um fator de risco, a letalidade foi de 23,5%, enquanto que nos pacientes sem nenhum fator de risco a letalidade foi de 8,9%. Ou seja, quem tem pelo menos um fator de risco e doença grave pelo vírus tem 2,63 vezes mais risco de morrer, quando comparado com o grupo de pessoas, também com doença grave pelo novo vírus, mas sem fator de risco.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade