PUBLICIDADE

Motoboy é parado pela polícia e perde Enem em Belo Horizonte

26 out 2013 - 14h40
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Belo Horizonte - O motoboy Helson Martins foi parado pela polícia e acabou se atrasando para a prova
Belo Horizonte - O motoboy Helson Martins foi parado pela polícia e acabou se atrasando para a prova
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

Muito corre-corre e vários estudantes não chegaram a tempo de fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Belo Horizonte, na região noroeste da capital mineira. Helson Martins, motoboy, 33 anos, foi um deles.

Ele contou que foi parado pela polícia no trajeto para o local de prova e perdeu o prazo. "Fiz o uso indevido da buzina e o policial me parou. Estava com pressa, acabei ficando nervoso, mas agora é me preparar para a próxima. Não tem outro jeito", justificou. O portão fechou às 13h03 e muitos se frustraram por não chegar no horário.

Cynthia Rodrigues, 26 anos, disse que teve problemas em casa e perdeu a chance de realizar o que seria o seu segundo exame. "Fui para a casa do meu pai pensando que ele iria me levar, mas ele atrasou e acabei tendo que pegar o metrô. Eu estava muito preparada para a prova. Cheguei a largar o emprego para me preparar, mas Deus sabe o que faz", lamentou a estudante, que pretendia utilizar a nota do exame para tentar uma vaga no curso de medicina.

Quem chegou a tempo de fazer as provas aguardava com ansiedade a hora de colocar em prática as horas de estudo e preparação. "Fiz cursinho e me preparei bastante, agora é hora de ter tranquilidade e esperar que tudo corra bem na prova", disse a estudante Cristiane Alves, que pretende cursar Relações Públicas.

Para Ana Maria Oliveira, tão longa como as provas, que têm duração de dois dias, foi a viagem de Jaíba, região norte de Minas até Belo Horizonte. "Vim de longe e espero conseguir um bom resultado. Estou preparada e bem focada para o teste", contou a estudante aspirante à carreira de Engenharia Mecânica.

A BHtrans, empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte, montou esquema reforçado para garantir tranquilidade aos que vieram fazer a prova em mais de 130 locais de exame na capital mineira. As linhas de ônibus também tiveram seu quadro de horários ampliado, permitindo que os estudantes optassem pelo transporte coletivo.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade