PUBLICIDADE

Enem: candidatos reclamam de prova exaustiva em Belo Horizonte

26 out 2013 - 18h06
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<b>Belo Horizonte</b> - As questões são muito longas", reclamou a estudante Gabriela Barros
Belo Horizonte - As questões são muito longas", reclamou a estudante Gabriela Barros
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

O primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve provas cansativas, segundo avaliação de estudantes que prestaram o teste na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte. "Eu estava quase caindo em cima da prova de tanto cansaço. As questões são muito longas", reclamou a estudante Gabriela Barros, que ainda não concluiu o ensino médio e fez o exame apenas para ganhar experiência.

Essa também foi a reclamação de Bárbara Rocha, que almeja seguir a carreira na área de medicina. "Dava preguiça só de olhar para a prova. Mas estudei bastante e já sabia que o teste seria longo assim", contou. A dificuldade também foi um questionamento levantado pelos candidatos. "Tinha que colocar a Dilma Rousseff para fazer essa prova. Estava muito difícil", brincou a estudante Flaviane Moreira, que pretende ser psicóloga.

Já para Gabriela Silva, a prova foi uma loteria. "Chutei tudo. Fiz só para saber como é mesmo. Estava muito chato. Cansativo demais", afirmou a estudante que quer seguir carreira como esteticista.

Enquanto os alunos saíam exaustos, outros aproveitavam para ganhar dinheiro. Aline Nívea montou uma barraquinha de água e lanches na entrada do local do exame. Ela monta seu comércio ambulante toda vez que há provas e concursos na faculdade. "Em dias como o de hoje dá pra faturar mais que o dobro. Estou aqui desde a entrada e vou voltar amanhã. Compensa muito ficar aqui, vende demais", comemorou a comerciante.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

Neste sábado, primeiro dia de provas, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram 4h30 para resolver as questões. Domingo, novamente a partir das 13h (de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Nesse dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-139-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Enem 15 anos: confira as pol&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;ecirc;micas&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade