PUBLICIDADE

Das 10 maiores federais, apenas UFRGS e UFPE resistem ao Enem/Sisu

O plano do MEC de que o Enem substitua os vestibulares começa a se efetivar, com a adesão das maiores universidades ao sistema unificado

19 jun 2013 - 14h59
(atualizado às 15h02)
Compartilhar
Exibir comentários
dooh enem_pessoas
dooh enem_pessoas
Foto: Edson Lopes Júnior / Terra

Em março deste ano, o Terra fez um levantamento sobre as universidades federais do País que ainda não aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição aos vestibulares tradicionais. Das dez maiores instituições federais, seis ainda não haviam aderido ao modelo do Ministério da Educação (MEC), mas a maior parte delas estudava mudanças para este ano. Passados quase três meses, apenas duas ainda resistem em aderir ao Sisu: a Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Federal de Pernambuco (UFPE).

Nesta terça-feira, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que já utilizava o Enem como primeira fase do vestibular, anunciou que desistiu do modelo de seleção própria e que, a partir de 2014, todos os seus alunos serão escolhidos por meio do Sisu. Em março, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Miranda, havia confirmado que a mudança não tinha acontecido ainda porque o modelo do MEC enfrentava algumas resistências dentro da universidade.

Na Federal do Pará (UFPA), a decisão de acabar com a seleção própria – e adotar o Enem - foi tomada no começo deste mês. A instituição alegou dificuldades orçamentárias para a aplicação do vestibular após a presidente Dilma Rousseff ter sancionado lei, em abril, que isenta do pagamento da inscrição alunos de escola pública e bolsistas integrais na rede particular. 

Em abril deste ano, a Universidade de Brasília (UnB) também confirmou a adesão ao Sisu, com o fim do vestibular de verão. No entanto, a instituição optou por manter a seleção de inverno e o programa de avaliação seriada. Na Federal da Paraíba (UFPB), a mudança ocorreu em maio, com o fim da avaliação seriada e adoção apenas do Sisu.

Além da UFBA, UFPA, UnB e UFPB, outras quatro universidades federais do País – já haviam aderido ao Enem: Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal Fluminense (UFF), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na lista das dez maiores – segundo o Censo da Educação Superior – restam apenas a UFRGS e a UFPE.

UFPE já utiliza o Enem como primeira fase

Em maio deste ano, a reitoria da UFPE confirmou que vai manter o Enem, incluindo a redação, como primeira etapa e provas específicas aplicadas pela instituição como a segunda etapa do vestibular 2014. Já na UFRGS, o uso da nota do Enem é opcional para compor a nota final do vestibular. Em março, a instituição disse que estuda ampliar o peso do exame nacional, mas até agora nenhuma mudança foi anunciada.

Infográfico: Enem ou vestibular?
Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras
Infográfico: Ranking Enem
Veja quais são e onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade