UFBA confirma fim do vestibular e adoção do Enem
A partir de 2014, todos os alunos da UFBA serão selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem
O Conselho Acadêmico da Universidade Federal da Bahia (UFBA) aprovou, em reunião na manhã desta quarta-feira, a adoção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - por meio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - como única porta de entrada para os seus alunos a partir do primeiro semestre de 2014.
Desde 2009, a UFBA já adotava o Enem como única prova de seleção aos bacharelados Interdisciplinares (BI) e no vestibular 2013, já tinha adotado para a primeira fase dos Cursos de Progressão Linear (CPL), mas mantinha seu processo seletivo para a segunda etapa.
Em entrevista ao Terra no final de março, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Miranda, havia confirmado o interesse da universidade em aderir ao Sisu ainda este ano, mas disse que a medida enfrentava resistências internas. Com a decisão de hoje, a UFBA soma-se a outras grandes instituições de ensino do País que acabaram com os seus vestibulares, como a UFRJ, UFMG e UnB (que mantém apenas a prova de inverno e a avaliação seriada).
Segundo a UFBA, os cursos que requerem comprovação de habilidade específica podem ter uma avaliação adicional, o que ainda está será analisado pelas respectivas unidades de ensino. Mais detalhes sobre a seleção serão divulgadas em um edital, que será publicado posteriormente.
Infográfico: Enem ou vestibular? | |
Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras |
Infográfico: Ranking Enem | |
Veja quais são e onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) |