PUBLICIDADE

UFPB acaba com avaliação seriada; ingresso será apenas pelo Enem

14 mai 2013 - 10h25
(atualizado às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Com 22 votos a favor e quatro abstenções, o Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), decidiu na segunda-feira pela adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como forma de selecionar os estudantes aos mais de 100 cursos da instituição. Com isso, a partir de 2014 deixará de ser aplicado o sistema de avaliação seriada.

Enem ou vestibular: veja como é a seleção nas universidades federais

O candidato terá, obrigatoriamente, que se submeter ao Enem e posteriormente se inscrever no Sisu para poder concorrer a uma vaga nos cursos presenciais da UFPB. Para concorrer às vagas do ensino a distância os candidatos serão selecionados diretamente pela nota do Enem sem precisar passar pelo Sisu.

Em anos anteriores o candidato podia se submeter a três processos seletivos: o a avaliação seriada ou o Sisu para cursos presenciais e o Enem para EaD. "Com essa decisão do Consepe, o ingresso na UFPB fica mais simplificado e mais democrático; o gerenciamento interno vai ficar mais ágil. Acreditamos que a medida vá, inclusive, desburocratizar todo o sistema de ingresso na nossa instituição", afirmou o Coordenador da Codesc, João Wandemberg Maciel.

Inscrições para o Enem vão até o dia 27

Os candidatos que pretendem disputar uma vaga na universidade devem se inscrever até o dia 27 no Enem. Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição de R$ 35 deve ser paga até o dia 29. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública, e participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Enem 2013 Datas
Início das inscrições 13 de maio
Fim das inscrições 27 de maio
Pagamento da taxa de R$ 35 até 29 de maio
Primeiro dia de provas 26 de outubro, das 13h às 17h30
Segundo dia de provas 27 de outubro, das 13h às 18h30
Gabaritos Até o dia 30 de outubro
 

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13 h (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os Estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (Prouni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade