PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Getúlio Vargas 'continua vivo' nas redes sociais

Presença do estadista na internet foi alvo de dissertação de mestrado de uma professora da UFSM

22 ago 2014 - 17h04
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo recente identificou a grande presença de Getúlio Vargas nas redes sociais - um fenômeno impensável à época de sua morte. O tema foi alvo da dissertação de mestrado de Tauana Weinberg Jeffman, professora substituta no curso de Comunicação Social da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e doutoranda em Ciência da Comunicação.

Legado de Vargas sobrevive 60 anos depois de sua morte

O nacionalismo getulista e a 2ª Guerra Mundial

A morte e as polêmicas do estadista gaúcho

<p>Página sobre Getúlio Vargas no Facebook possui quase 5 mil curtidas e descreve o político como o maior dos estadistas brasileiros e o mais amado pelo povo </p>
Página sobre Getúlio Vargas no Facebook possui quase 5 mil curtidas e descreve o político como o maior dos estadistas brasileiros e o mais amado pelo povo
Foto: Facebook / Reprodução

“Descobrimos que Getúlio Vargas se faz presente nas redes sociais porque soube esperar, soube governar, soube encantar e soube morrer”, afirma ela. “Ao dominar tais conhecimentos e habilidades, o ex-presidente tornou-se um mito e é figura viva no imaginário da população. É parte integrante das lembranças, da memória e do cotidiano brasileiro, logo, também adentra o ciberespaço, ao lado de outros elementos que compõem a vida destas pessoas”, completa.

Tauana verificou que as citações sobre Vargas na internet estão integradas às vidas de três gerações: avós, pais e filhos. Também diz ter percebido que datas históricas ligadas ao ex-presidente - como o 24 de agosto, data de seu suicídio - estão vivas na memória dos internautas brasileiros.

Confira outros três aspectos destacados em sua pesquisa:

Amor x ódio

Getúlio Vargas despertou ódio e paixões e ainda divide opiniões. Contudo, aqueles que o amam ocupam destaque em quantidade e qualidade de publicações. “Não podemos afirmar que o amor por Getúlio Vargas é o que prevalece entre os brasileiros. No entanto, afirmamos que o amor foi uma fonte propulsora mais eficaz, pois promoveu maiores interações, conversações e publicações na internet”, alega Tauana.

<p>Internautas comparam Getúlio Vargas a Lula com frequência nas redes sociais</p>
Internautas comparam Getúlio Vargas a Lula com frequência nas redes sociais
Foto: Facebook / Reprodução
Comparações com Lula

As formas de governar e as personalidades de Lula e Getúlio são frequentemente comparadas nas redes sociais. Tauana identificou até internautas que pensam que Getúlio Vargas foi quem antecedeu Lula na Presidência do País. “É como se a memória política do brasileiro desconsiderasse 50 anos de história, lembrando-se apenas do presidente que governou até 1954 e do presidente que governou entre 2003 e 2010”, diz.

As frases emblemáticas

Conforme a pesquisadora, a oratória de Getúlio tem sido valorizada e resgatada de seu passado, atuando como fonte de inspiração no presente. Nesta linha, duas frases destacam-se: “Saio da vida para entrar na história”, sua última frase registrada na Carta Testamento, e “Às vezes, vencer é saber esperar”, relacionada ao contexto da revolução de 1930.

GHX Comunicação GHX Comunicação
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade