PUBLICIDADE

Veja o que abre e fecha em São Paulo e em mais nove capitais

Folia provoca alterações no trânsito, transporte público e serviços da cidade

13 fev 2015 - 08h10
(atualizado em 14/2/2015 às 07h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O Carnaval se aproxima e junto da folia algumas mudanças no funcionamento de São Paulo. Segundo a prefeitura, nas próximas segunda-feira (16) e terça-feira (17) de Carnaval será ponto facultativo nas repartições públicas municipais, de acordo com decreto do prefeito Fernando Haddad (PT). Alguns serviços oferecidos à população seguirão um esquema especial de atendimento. As atividades voltarão à normalidade a partir das 12h da próxima quarta-feira (18). Veja o que abre e fecha em São Paulo:

Rio de Janeiro: veja o que abre e o que fecha no Carnaval
Recife: veja o que abre e o que fecha neste Carnaval
Salvador: veja o que abre e o que fecha no Carnaval
Belo Horizonte: veja o que abre e o que fecha no Carnaval
Brasília: veja o que abre e o que fecha no Carnaval
Fortaleza: veja o que abre e o que fecha no Carnaval
Curitiba: veja o que abre e o que fecha no Carnaval
Florianópolis: veja o que abre e o que fecha no Carnaval 

Porto Alegre: veja o que abre e o que fecha no Carnaval
 

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as  agências bancárias fecham para atendimento do público na segunda-feira (16) e na terça-feira (17). Já na quarta-feira de cinzas (18), os bancos abrirão às 12h00. A população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. 

A Febraban lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone e etc.) e carnês que tiverem marcados essas datas para o vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (18/02), sem acréscimo.

Metrô

O Metrô preparou um esquema especial de operação para atender a população durante o Carnaval. Nesta sexta, para atender os usuários que estiverem saindo da cidade, todas as linhas metroviárias contarão com frota máxima de trens em circulação. Para quem não for viajar, mas pretende assistir aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo, a dica é deixar o carro em casa e utilizar o transporte público.

Na sexta-feira, a operação encerra à meia-noite. No sábado, como de costume, a operação comercial se encerra 1h do domingo. De domingo a terça-feira, as estações permanecerão abertas no horário habitual, entre 4h40 e meia-noite. Para facilitar a chegada dos foliões, há linhas de ônibus que partem dos terminais das estações Palmeiras/Barra Funda e Portuguesa/Tietê do Metrô com destino ao local dos desfiles.

Na quarta-feira de cinzas (18), além das estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, por onde desembarcam os usuários que chegam pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda, todas as estações da Linha 2-Verde e 4-Amarela também abrirão mais cedo, à partir das 4 horas. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual; ou seja, a partir das 4h40.

CPTM

Neste domingo, 15 de fevereiro, e na terça-feira de carnaval, 17, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM )dará continuidade às obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. 

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Água Branca. Das 4h às 10h, os trabalhos estarão concentrados nas obras de infraestrutura nas proximidades da Estação Várzea Paulista. A partir das 10h30 até 20h, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente no trecho entre Botujuru e Campo Limpo Paulista.

Durante toda a operação comercial, o intervalo médio será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato. Das 4 às 16h, na extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, os intervalos serão de 30 minutos. 

Terça-feira: das 4h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea no trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Água Branca. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)

Domingo: das 4h até meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Presidente Altino e Osasco.  Das 10h às 15h, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente no trecho entre Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio será de 17 minutos em toda a linha.

Terça-feira: das 4h até meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Jandira. Das 8h às 18h, os serviços serão efetuados nas obras de infraestrutura nas proximidades da Estação Palmeiras-Barra Funda. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino, em razão de serviços no sistema de rede aérea. Para completar a viagem, será necessário fazer a transferência para os trens da Linha 8-Diamante. O intervalo médio será de 10 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 18h, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 30 minutos no trecho entre Mauá e Rio Grande da Serra.

Terça-feira: das 8h às 18h, haverá intervenções na infraestrutura da passarela metálica, localizada nas proximidades da Estação Guapituba. O intervalo médio será de 30 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral/Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h até meia-noite, o intervalo médio será de 15 minutos em todo o Expresso Leste devido aos serviços que serão realizados no trecho da extensão Guaianazes – Estudantes.

Terça-feira: das 4h até meia-noite, o intervalo médio será de 15 minutos em todo o Expresso Leste devido as obras em andamento no trecho da extensão Guaianazes – Estudantes.

Linha 11-Coral/Extensão (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h às 13h, haverá intervenções nas obras da Estação Poá. O intervalo médio será de 22 minutos.

Terça-feira: das 4h até meia-noite, os serviços serão executados nas obras da nova estação Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio será de 15 minutos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Terça-feira: das 4h às 14h, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Jardim Romano e Eng. Manoel Feio. A partir das 15h até o fim da operação comercial, as intervenções ficarão concentradas nas proximidades da Estação Engenheiro Goulart. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.

Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que vai fazer diversas alterações no trânsito da capital. As intervenções seguem a programação dos centenas de blocos carnavalescos que devem passar pela cidade nos próximos dias.

As alterações são colocadas diariamente no site da própria companhia.

Abastecimento

As feiras livres acontecerão em seus horários habituais. O funcionamento dos mercados e sacolões municipais será nos seguintes horários:

Mercados

17 de fevereiro de 2015

Central Leste

Aberto das 7h às 13h

Guaianases

FECHADO

Ipiranga

FECHADO

Kinjo Yamato

FECHADO

Lapa

FECHADO

Paulistano

FECHADO

Penha

Aberto das 8h às 13h

Pinheiros

FECHADO

Pirituba

Aberto das 7h às 14h

Santo Amaro

FECHADO

São Miguel

FECHADO

Sapopemba

Aberto das 8h às 13h

Tucuruvi

FECHADO

Vila. Formosa

Aberto das 8h às 13h

Teotônio Vilela

FECHADO

Sacolões

17 de fevereiro de 2015 

Avanhandava

Aberto das 7h  às 14h30

Bela Vista

Aberto das 7h  às 14h

Brigadeiro

FECHADO

Butantã

Aberto das 7h às 13h30

COHAB Adventista

Aberto das 8h ás 14h

Cidade Tiradentes

Aberto das 7h às 13h

Estrada do Sabão

Aberto das 7h às 15h

City Jaraguá

Aberto das 8h às 14h

Jaguaré

Aberto das 7h às 18h

Jaraguá

Aberto das 8h às 13h

João Moura

FECHADO

Lapa

FECHADO

Piraporinha

Aberto das 7h às 14h

Rio Pequeno

Aberto das 7h às 14h

Santo Amaro

FECHADO

São Miguel

FECHADO

Freguesia do Ó

Aberto das 7h às 15h

Assistência Social

Os serviços de emergência e acolhida funcionam 24 horas, ininterruptamente: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigos), Centros de Acolhida (antigos albergues) e a Central de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE) – 156.

Permanecerão fechados: Loja Social, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Supervisão de Assistência Social (SAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Cultura

- Arquivo Histórico Municipal - fechado no domingo (15)

- Beco do Pinto - fechado na segunda-feira (16)

- Bibliotecas de Bairro - fechadas todos os dias

- Biblioteca Mário de Andrade -  aberta no sábado (14) apenas

- Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correa - fechadas todos os dias

- Bosques de Leitura - não funcionarão no sábado (14) e no domingo (15)

- Capela do Morumbi - fechada na segunda-feira (16)

- Casa da  Imagem (Antiga Casa nº 01) - fechada na segunda-feira (16)

- Casa do Bandeirante - fechada todos os dias

- Casa do Grito - fechada na segunda-feira (16)

- Casa Modernista - fechada na segunda-feira (16)

- Casa do Tatuapé - fechada na segunda-feira (16)

- Centro Cultural São Paulo - fechado na segunda (16) e terça-feira (17)

- Centro Cultural Da Juventude Ruth Cardoso - fechada até quarta-feira (18)

- Centro Cultural Da Penha - fechado na segunda (16) e terça-feira (17)

- Centro da Memória do Circo - aberto no sábado (14) e no domingo (15), das 13h às 20h

- Chácara Lane - fechada todos os dias

- Galeria Olido - aberta no sábado (14) e no domingo (15)

- Monumento à Independência (Capela Imperial) - fechada na segunda-feira (16)

- Ônibus biblioteca - abertos no sábado (14)

- Pavilhão das Culturas Brasileiras - fechado todos os dias

- Pavilhão Lucas Nogueira Garcez (Oca) - fechado na segunda-feira (16)

- Ponto de Leitura do Piqueri - fechado todos os dias

- Sítio Da Ressaca - fechado na segunda-feira (16)

- Sitio Morrinhos - fechado na segunda-feira (16)

- Solar da Marquesa de Santos - fechado na segunda-feira (16)

- Teatros municipais - todos fechados ou em reforma

 Todos os equipamentos abrirão na quarta-feira de cinzas somente após as 12h.

Educação

As unidades educacionais permanecem fechadas no período de Carnaval e os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrem, conforme os horários listados abaixo:

14/02 - sábado - das 8h às 20h

15/02 - domingo - das 8h às 20h

16/02 - segunda - das 7h às 22h

17/02 – terça-feira - das 8h às 18h

Esportes

No período de Carnaval os centros esportivos funcionarão normalmente, de 14 a 17 de fevereiro, das 8h às 18h, com as piscinas abertas ao público. As piscinas fecharão somente na quarta-feira (18) de cinzas, em período integral para limpeza. Neste dia, os clubes abrem somente a partir do meio-dia.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro os hospitais, prontos-socorros e as UPAs funcionarão o dia todo, ininterruptamente.

As AMAs tradicionais abrem de segunda-feira à sábado, inclusive nos dias 16, 17 e 18 , das 7h às 19h, bem como as AMAs que funcionam 24 horas. As AMAs Especialidades, UBS Integrais e Hospitais Dia da Rede Hora Certa funcionarão normalmente no dia 14 e fecharão nos dias 15, 16 e 17, assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Ambulatórios de Especialidades (AE), voltando a funcionar na quarta-feira (18), após às 12h.

Verde e Meio Ambiente

Os parques administrados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente funcionam normalmente.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade