Mitos da Ciência

Não há gravidade no espaço

Há gravidade em qualquer lugar. É só notarmos que a Terra orbita o Sol, e a Lua orbita o nosso planeta. Mas como os astronautas flutuam no espaço?

É verdade que quanto mais distante de um objeto, menos sentimos sua força gravitacional. Contudo, os astronautas e a estação espacial estão próximos demais do nosso planeta para não serem afetados. O fato de os homens do espaço terem livre movimento, dando piruetas ou "voando", tem a ver com sua posição comparada com a nave ou a estação: ambos estão caindo.

Para simular a microgravidade, a Nasa usa um avião. Quando a aeronave atinge certa altitude, ela cai e os ocupantes começam a flutuar e sentem a falta de peso. No espaço é a mesma coisa: a estação espacial está em constante queda - mas nunca cai realmente.

Para entender isso, pense em um canhão. Quando uma projétil é disparado, ele faz um arco e cai de volta ao chão. Contudo, se for lançado a uma velocidade muito alta (mais exatamente a 40 mil km/h, a chamada "velocidade de escape"), ele consegue se livrar da gravidade do nosso planeta e alcançar o espaço. O que acontece com a estação espacial é que ela atinge uma velocidade muito alta - 18 mil km/h -, o correto para que a curva com que ela cai seja a mesma curvatura da Terra. Em outras palavras, a velocidade de órbita da estação é um meio termo entre o projétil que escapa da Terra e aquele que cai efetivamente de volta ao solo.

Com informações dos sites da Universidade de Yale e da Nasa.

Fotos: Getty Images