Mitos da Ciência

Beber muita água faz bem à saúde?

Você já deve ter ouvido falar que o ideal é beber em torno de dois litros de água por dia. Mas, afinal, será mesmo que beber muita água faz bem à saúde? Segundo o clínico geral Paulo Olzon, a preocupação de estabelecer uma quantidade mínima de água a ser ingerida diariamente é desnecessária, já que o próprio organismo se encarrega de fazer este controle.

"Deve-se beber água sempre que sentirmos sede", afirma o médico. A quantidade adequada para cada pessoa é variável. Segundo Olzon, dificilmente a pessoa bebe menos líquido do que precisa, a não ser em casos de febre muito alta ou coma.

A personal trainer Lúcia Pires diz que o melhor termômetro é, realmente, a sede da pessoa. "Mesmo quando nos exercitamos, não há necessidade de se tomar muito mais água do que o normal. O corpo vai pedir a ingestão de líquidos por meio da sede", diz.

Os especialistas dizem, ainda, que a pessoa que se obriga a beber muita água pode enfrentar inconvenientes como acordar no meio da noite apenas para ir ao banheiro - o que acaba atrapalhando o sono, igualmente importante para a manutenção da saúde geral.

Fotos: Getty Images