Mitos da Ciência

Ler com pouca luz prejudica a visão?

O oftalmologista Ricardo Lamy, do Hospital Universitário Clementino Fraga, ligado à Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que não existe nenhum estudo científico que comprove que ler em um ambiente com pouca luz possa danificar a visão.

Segundo ele, "o que prejudica é que o esforço para a leitura será maior, ocasionando uma contração dos músculos dos olhos que pode terminar em uma dor de cabeça".

No entanto, Lamy afirma que ler em um local mais iluminado possibilita ao indivíduo enxergar as coisas com um melhor contraste, facilitando a leitura. "A iluminação ideal é aquela que vem por trás da cabeça, não deixar a luz exatamente em cima ou chegando pela frente", avisa.

De acordo com o oftalmologista, quem usa óculos - portanto já tem algum tipo de deficiência visual -, também não precisa se preocupar. Os óculos são apenas um mecanismo que gera conforto às pessoas, mas não têm caráter curativo.

Mesmo que não prejudique a visão, o ideal, diz o especialista, é sempre procurar as melhores condições possíveis de iluminação.

Fotos: Getty Images