1 evento ao vivo

Soldado morre e Ucrânia diz que conflito se tornou 'militar'

Soldados russos dispararam contra militares ucranianos, em Simferopol, na Crimeia, nesta terça-feira; um oficial foi morto

18 mar 2014
13h31
atualizado às 14h00
  • separator
  • 0
  • comentários

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, declarou nesta terça-feira que o conflito de seu país com a Rússia em torno da Crimeia entrou em uma fase militar, depois que um oficial ucraniano foi baleado na península.

Soldados ucranianos marcham dentro da base aérea militar Belbe, próximo de Sevastopol, nesta terça-feira, 18 de março
Soldados ucranianos marcham dentro da base aérea militar Belbe, próximo de Sevastopol, nesta terça-feira, 18 de março
Foto: AFP

"O conflito está passando de uma fase política a uma fase militar", declarou Yatseniuk em uma reunião de emergência de seu governo. "Soldados russos começaram a disparar contra militares ucranianos; isto é um crime de guerra", acrescentou.

Um soldado ucraniano morreu e outro ficou ferido durante a tentativa de ataque, citada por Yatseniuk, a uma base militar da Ucrânia na Crimeia.

"Durante o ataque contra uma base militar em Simferopol, um militar ucraniano faleceu depois de ter sido baleado no pescoço. Outro militar ficou ferido", declarou Vladislav Seleznyov, porta-voz do ministério ucraniano da Defesa na Crimeia.

Mais cedo, um porta-voz militar informou que homens armados invadiram uma base aérea ucraniana na península da Crimeia, atiraram para o alto e levaram o oficial de comando do local, disse um porta-voz militar. As tropas ucranianas instaladas em uma base na principal cidade da Crimeia, Simferopol, disseram que estavam sob ataque de forças russas e que um soldado havia ficado ferido.

"Um militar ucraniano foi ferido no pescoço e clavícula. Agora nos protegemos no segundo andar. A sede foi tomada e o comandando foi levado. Eles querem que nós abaixemos nossas armas, mas nós não pretendemos nos entregar", disse o porta-voz militar ucraniano à agência de notícias Interfax.

Com informações da Reuters e AFP.

Presença da Rússia na Crimeia ameaça guerra com Ucrânia; veja fotos

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade